Métodos e Técnicas de Pesquisa – 2022/1

Ano/Semestre: 2022/1

Dia e horário: 4a feira, 14-17h

Local: Sala 307, Bloco O, Campus do Gragoatá

O objetivo da disciplina é apresentar aos estudantes as diferentes etapas de organização, sistematização e enunciação contidas em um projeto de pesquisa. Na primeira unidade do curso, trataremos, um por um, dos diversos tópicos da construção de um projeto de pesquisa, com destaque para a definição do problema, da hipótese, do levantamento bibliográfico e das técnicas de escrita acadêmica. A segunda parte se dedica a apresentar algumas das principais técnicas qualitativas e quantitativas utilizadas nas pesquisas sociológicas, como construção de surveys e tratamentos de variáveis, realização de entrevistas, análise de redes, análise documental, abordagem comparativa e técnicas de big data nas ciências sociais.

1ª avaliação: Para cada sessão que compõe a primeira unidade do curso, os estudantes deverão construir pequeno texto dedicado a apresentar o tópico relacionado ao seu projeto que será discutido em sala de aula (2 pontos por tópico/sessão).

2ª avaliação: Ao final da disciplina, reservaremos duas sessões para que os estudantes discutam com o professor e com a turma os seus projetos (10 pontos).

A nota final será a média simples das duas avaliações.

30/03 – Apresentação do curso

Giddens, Anthony. “A forma das avaliações explicativas”. Em: Novas Regras do Método Sociológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Unidade I – Etapas de elaboração de um projeto de pesquisa

06/04  – Construção do problema de pesquisa

BIANCHI, A. Temas e projetos nos projetos de pesquisa. Estudos de Sociologia, Araraquara, 13/14: 75-91, 2003.

13/04 – Balanço bibliográfico e revisão da literatura

CARVALHO, Lucas; BRASIL JR.. Antonio. Mapeando a área de pensamento social no Brasil: uma análise preliminar de sua produção em artigos. RECIIS: Revista Eletrônica de Comunicação, & Inovação em Saúde, jul.-set.;14(3):597-618, 2020.

20/04  –  Enunciação da hipótese

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artemed, 1999.

27/04  – Qual teoria?

JOAS, H.; KNÖBL, W. Teoria social: Vinte lições introdutórias. 1a edição ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017.

04/05 – Escrita acadêmica

MARTÍN, Eloísa. Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Sociedade e Estado, v. 33, p. 941–961, dez. 2018.

Unidade II – Técnicas de pesquisa

11/05 – Análise de trajetória e biografia

LAHIRE, Bernard. Patrimônios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 49, 2005, pp. 11-42.

18/05 – Construção de survey

Convidada: Profa. Raquel Lima (UFF)

GIDEON, Lior. The art of Question Phrasing. In: GIDEON, Lior (ed.). Handbook of Survey Methodology for the Social Sciences. New York: Springer, 2012.

SIMÕES, Solange. PEREIRA, Maria Aparecida M. A arte e a ciência de fazer perguntas. Aspectos cognitivos da metodologia de survey e a construção do questionário. In: AGUIAR, Nelma. Desigualdades sociais, redes de sociabilidade e participação política. Belo Horizonte, Ed: UFMG, 2009.

25/05 –  Métodos qualitativos

ALONSO, A. Métodos qualitativos de pesquisa: uma introdução. Em: Cebrap, Métodos de pesquisa em ciências sociais: bloco qualitativo. Sesc São Paulo: São Paulo, 2016.

MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.

01/06 – Análise de redes

Convidado: Prof. Antonio Brasil Jr. (UFRJ)

Maillochon, Florence. Por que a análise das redes sociais? In: Paugam, Serge (Org.) A pesquisa sociológica. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

LIGHT, R.; MOODY, J. Network Basics: Points, Lines, and Positions. Oxford: The Oxford Handbook of Social Networks, 2020.

08/06  – A técnica de entrevista nas ciências sociais

Convidada: Profa. Raquel Lima (UFF)

Lima, Raquel Guilherme de. “Para além do ‘Trânsfuga de classe’. A socialização plural em narrativas da primeira geração de formados no ensino superior”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 35, n.134, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/3510414/2020

Lima, Raquel Guilherme de. “Notas Metodológicas: A entrevista em profundida e as narrativas.”, https://doi.org/10.48331/scielodata.00BSQW, SciELO Data, V1, 2021.

15/06 – Análise de textos e pesquisa documental

Convidado: Prof. Andre Bittencourt (UFRJ)

22/06 – Big Data e pesquisas em ciências sociais

SALGANIK, M. J. Bit by Bit – Social Research in the Digital Age. New Jersey: Princeton University Press, 2018.

29/06 – A abordagem comparativa

Tilly, Charles. Big Structures, Large Processes, Huge Comparisons. New York: Russell Sage Foundation, 1984.

Tilly, Charles . Explaining Social Processes. Boulder, CO: Paradigm Press, 2008.

Skocpol, Theda and Margaret Somers. 1980. “The Uses of Comparative History in Macrosocial Inquiry.” Comparative Studies in Society and History 22:174-197.

06/07 – Apresentação de discussão dos projetos – Parte I

13/07 – Apresentação e discussão dos projetos – Parte II