QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO OU DOUTORADO

O Exame de Qualificação do Mestrado deverá ocorrer no prazo de 15 meses e do Doutorado deverá acontecer em até 27 meses a contar do ingresso do(a) discente no programa. Para agendar a Qualificação de Mestrado ou de Doutorado, o seguinte formulário deverá ser preenchido com o prazo de 20 dias de antecedência da data da defesa pretendida:

Orientador(a) – Presidente da Banca;
2º Orientador(a) ou Coorientador(a) (se houver)
DOIS Membros Titulares;
UM Membro Suplente.

OBSERVAÇÕES

Nas qualificações, todos os membros podem ser internos. Membros externos à UFF podem compor a banca, a critério do(a) aluno(a) e do(a) orientador(a).
TODOS os membros da banca que não pertencem ao quadro docente do PPGS devem ter os CPFs inseridos no formulário.

Para marcar a qualificação, o aluno deve também enviar pelo formulário o material de qualificação.
Após a Qualificação, a ATA, assinada por todos, deve ser enviada à Secretaria para arquivamento.

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

O prazo para a realização da Defesa é de 24 meses. Para agendar a Defesa da Dissertação de Mestrado, o seguinte formulário deverá ser preenchido com o prazo de 20 dias de antecedência da data da defesa pretendida:

Orientador(a) – Presidente da Banca;
2º Orientador(a) ou Coorientador(a). (se houver)
DOIS Professores Titulares (pelo menos um externo à UFF, ou seja, oriundo de outra Instituição);
DOIS Professores Suplentes (pelo menos um externo à UFF,  ou seja, oriundo de outra Instituição).

DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

O prazo para a realização da Defesa é de 48 meses.
    Para agendar a Defesa da Tese de Doutorado, o seguinte formulário deverá ser preenchido com o prazo de 20 dias de antecedência:

Orientador(a) – Presidente da Banca;
    Se houver: 2º Orientador(a) ou Coorientador(a). (se houver)
    QUATRO Professores Titulares (pelo menos dois externos à UFF, ou seja, oriundos de outras Instituições);
    DOIS Professores Suplentes (pelo menos um externo à UFF,  ou seja, oriundos de outra Instituição).