Professora: Verônica Toste Daflon
Linha de Pesquisa: Todas
Código da Disciplina: EGH10490
Ano/Semestre: 2022/1
Dia e horário: 4a feira, 9-12h
Local: Sala 307, Bloco O, Campus do Gragoatá
Ementa:
O curso introduz autores e autoras que escreveram no período de consolidação da sociologia (século XIX e início do XX), tomando seus textos como base de apoio para o aprendizado sobreo campo da teoria sociológica e as diferentes lentes que proporciona. Destaca a relação entre teoria e pesquisa empírica e a importância de tornar explícitas as teorias implícitas sobre o social para garantir o rigor, a lógica e controlar o viés. Discute a teoria sociológica e sua relação com diferentes contextos históricos e geográficos, assim como as forças históricas que modelaram a sociologia e o cânone sociológico. A leitura de textos e excertos originais busca destacar as contribuições dos autores e autoras para a inovação e ruptura com as formas habituais e cotidianas de produção de conhecimento, proporcionando exemplos das conquistas epistemológicas da sociologia. Examina os pressupostos ontológicos, epistemológicos, metodológicos e normativos embutidos em diferentes formas de explanação apresentadas por tais autores. Finalmente, busca desenvolver a capacidade dos alunos de examinar criticamente diferentes proposições teóricas e reconhecer seus pressupostos, fazendo escolhas mais informadas entre as diferentes teorias no momento de fazer pesquisa.
Objetivos
Entender proposições, argumentos, métodos e enfoques analíticos de autores clássicos da sociologia. Discutir de forma crítica e produtiva o lugar dos clássicos na sociologia, conhecendo a história da formação do cânone sociológico e da institucionalização da sociologia e as atuais controvérsias. Conectar o clássico e o contemporâneo e, a partir da discussão sobre a sociologia clássica, construir uma base para a compreensão da organização da sociologia no presente. Entender o que é teoria e qual a sua relação com a pesquisa e a empiria. Saber vincular o ensino de autores clássicos a objetivos didáticos. Olhar para autores e autoras além do cânone, lidando com fontes intelectuais esquecidas a fim de resolver problemas teóricos e aprimorar teorias atuais.
Formas de Avaliação:
As aulas combinarão o formato expositivo e a apresentação semanal por parte dos alunos de questões relacionadas à bibliografia de cada sessão. A avaliação do desempenho dos alunos será feita com base nas apresentações e em uma avaliação no fim de curso.
Planejamento das aulas:
UNIDADE I: SOCIOLOGIA DA SOCIOLOGIA
1ª SESSÃO: APRESENTAÇÃO DO CURSO. SENSO COMUM, CONHECIMENTO E VIDA COTIDIANA.
Leituras opcionais:
TILLY, Charles. Why? What happens when people give reasons… and why? Princeton: Princeton University Press, 2006.
JOHNSON, Allan. The forest and the trees: sociology as life, practice and promise. Philadelphia: Temple University Press, 2008.
VAN ZOONEN, Liesbet. I-Pistemology: changing truth claims in popular and political culture. Loughborough: Sage, 2012.
LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da sociologia? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 1, n. 45, p. 45-61, 2014.
2ª SESSÃO: RAÍZES HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA: CONTEXTO INSTITUCIONAL E CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CÂNONE
Leituras obrigatórias:
COLLINS, Randall. “O surgimento das ciências sociais”. Quatro tradições sociológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MARTIN, Olivier. “Da estatística política à sociologia estatística. Desenvolvimento e transformações da análise estatística da sociedade (séculos XVII-XIX)” Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 21, nº 41, 2001, p. 13-34
Leituras opcionais:
HILL COLLINS, PATRICIA On Book Exhibits and New Complexities: Reflections on Sociology as Science”. Contemporary Sociology, Vol. 27, No. 1 (Jan), 1998, p. 7-11
SEOANE, C; JAVIER, B. La disputa del canon clásico en la sociologia. Espacio Abierto. v. 15, n. 4, p. 705-724, out-dez, 2006.
ADAMS, J; CLEMENS, E; ORLOFF, A. Remaking Modernity: Politics, History and Sociology. Duke University Press, 2005.
CONNELL, Raewyn. O império e a criação de uma ciência social. Contemporânea, n. 2, v.2, p. 309-336 Jul.–Dez. 2012
3ª SESSÃO: O QUE É TEORIA? A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PESQUISA. TEORIA SOCIOLÓGICA, HISTÓRIA E GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO
Leitura obrigatória:
JOAS, Hans; KNÖBL, Wolfgang. “O que é teoria?”. Teoria Social: vinte lições introdutórias. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
Leituras opcionais:
CONNELL, R. Southern Theory: the global dynamics of knowledge in Social Science. Sydney: Allen & Unwin, 2007.
ALFORD, Robert. The Craft of Inquiry: theories, methods, evidence. New York: Oxford University Press, 1998.
4ª SESSÃO: PRECURSORES/AS DA SOCIOLOGIA
Leituras obrigatórias:
COMTE, Auguste. [1830/42] “Curso de filosofia positiva: lição 1”. In: Auguste Comte. Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 1-20
MARTINEAU, Harriet. “Como observar moral e costumes: requisitos filosóficos”. In: CAOS. v. 1, n. 24: Dossiê por dentro do IFPB: conhecer e expressar, jun. 2020, p. 237 – 253.
Leituras opcionais:
ARON, Raymon. “Auguste Comte”. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GABAY, N. With the Practiced Eye of a Deaf Person: Harriet Martineau, Deafness and the Scientificity of Social Knowledge. The American Sociologist, v. 50, p. 335-355, 2019.
WILSON, Matthew. Rendering Sociology: On the Utopian Positivism of Harriet Martineau and the Mumbo Jumbo Club. Journal of Interdisciplinary History of Ideas, v. 16, 2019.
UNIDADE II: MARX E MATERIALISMO
5ª SESSÃO: KARL MARX
Marx, K. e Engels, F. (1974): A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes. [páginas a definir]
Leituras opcionais:
LITTLE, Daniel. “Materialism”. In: Varieties of Social Explanation. Summertown, Oxford: Westview Press, 1991
ELSTER, John. Making sense of Marx, Cambridge University Press, 1985.
6ª SESSÃO: KARL MARX
Marx, Karl e Engels, Friedrich. [1848] “Manifesto do Partido Comunista”.In: BOTELHO, André. Essencial Sociologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 77 – 117
MARX, Karl. [1859] “Introdução” e “Prefácio” Contribuição à crítica da economia política. In: BOTELHO, André. Essencial Sociologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 33-76.
7ª SESSÃO: FRIEDRICH ENGELS E ALEXANDRA KOLLONTAI
KOLLONTAI, Alexandra. “As relações sexuais e a luta de classes”. In: DAFLON, Veronica; SORJ, Bila. Clássicas do Pensamento Social: Mulheres e Feminismos no século XIX. Rio de Janeiro: Record, 2021
Leituras opcionais:
HOLSTROM, Nancy. Como Karl Marx pode contribuir para a compreensão do gênero?
TRAT, Josette. Friedrich Engels: da propriedade privada à sujeição das mulheres. In: CHABAUD-RYCHTER, Danielle et al (orgs). O gênero nas ciências sociais: releituras críticas de Max Weber a Bruno Latour. Brasília e São Paulo: UNESP e UnB, 2014
UNIDADE III: DURKHEIM E O HOLISMO METODOLÓGICO
8ª SESSÃO: ÉMILE DURKHEIM
DURKHEIM, Émile. “O que é um fato social?” In: BOTELHO, André (org.) Sociologia: Essencial. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 179 – 190
DURKHEIM, Émile. “Regras relativas à observação dos fatos sociais”. In: BOTELHO, André (org.) Sociologia: Essencial. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 191 – 221
Leituras opcionais:
LUKES, Steven. “Bases para a interpretação de Durkheim”. In: COHN, Gabriel. Sociologia: Para ler os clássicos. Rio de Janeiro: Azougue, 2005
9ª SESSÃO: ÉMILE DURKHEIM
DURKHEIM, Émile. “Solidariedade mecânica”, “Solidariedade orgânica”, “Preponderância progressiva da solidariedade orgânica”. In: RODRIGUES, José Albertino. (org) Durkheim. São Paulo: Ed. Ática, 2004. p. 73 – 102.
DURKHEIM, Émile. “Suicídio: definição do problema”, “Suicídio egoísta”, “Suicídio altruísta”, “Suicídio anômico” “Relação entre o suicídio e outros fenômenos sociais”. In: RODRIGUES, José Albertino. (org) Durkheim. São Paulo: Ed. Ática, 2004. p. 103 – 143.
Leituras opcionais:
FISHER, Gene A.; CHON, Kyum Koo. “Durkheim and the Social Construction of Emotions”. In: Social Psychology Quarterly, Vol. 52, No. 1, Special Issue: Sentiments, Affect andEmotion. (Mar., 1989), pp. 1-9.
10ª SESSÃO: ANNA JULIA COOPER E CHARLOTTE PERKINS GILMAN
COOPER, Anna Julia. Uma voz do Sul (trechos selecionados). In: DAFLON, Veronica; SORJ, Bila. Clássicas do Pensamento Social: Mulheres e Feminismos no século XIX. Rio de Janeiro: Record, 2021
GILMAN, Charlotte Perkins. Mulheres e Economia (trechos selecionados). In: DAFLON, Veronica; SORJ, Bila. Clássicas do Pensamento Social: Mulheres e Feminismos no século XIX. Rio de Janeiro: Record, 2021
Leitura opcional:
SYDIE, R. A. Natural Women, Cultured Men: a Feminist Perspective on Sociological Theory. New York: New York University Press, 1987
UNIDADE IV: WEBER E A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
11ª SESSÃO: MAX WEBER
Leituras obrigatórias:
WEBER, Max. A ‘Objetividade’ do Conhecimento nas Ciências Sociais. In: COHN, Gabriel (org.) Max Weber. São Paulo: Editora Ática, 2002, p. 79 – 127.
Leituras opcionais:
HALL, John. Max Weber’s Methodological Strategy and Comparative Lifeworld Phenomenology. Human Studies, 4, 1981, p. 131-143.
Santos, L. dos. (2014). Um mapeamento das aproximações entre Weber e Nietzsche. Plural, 21(1), 139-156
12ª SESSÃO: MAX WEBER
WEBER, Max. “Conceitos sociológicos fundamentais”. In: Metodologia das Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2016, p. 611 – 651
13ª SESSÃO: MAX WEBER
WEBER, Max. “Os Tipos de Dominação”. Economia e Sociedade (volume 1). Brasília: Editora da UnB, 2000, p. 139-142
WEBER, Max. “Classe, Estamento e Partido”. Ensaios de Sociologia (introdução e organização de Hans Gerth e Wright Mills). Rio de Janeiro: Zahar, 1971, p. 211-228
14ª SESSÃO: MAX WEBER
WEBER, MAX. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Companhia das Letras: São Paulo, 2004 [páginas a definir]
UNIDADE V: OUTROS CLÁSSICOS
15ª SESSÃO: W.E.B DUBOIS E PANDITA RAMABAI
DUBOIS, W.E.B. “Preconceito de cor”. In: CASTRO, Celso (org). Além do cânone: para ampliar e diversificar as ciências sociais. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2022
RAMABAI, Pandita. “Infância”. In: CASTRO, Celso (org). Além do cânone: para ampliar e diversificar as ciências sociais. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2022
Leituras opcionais:
MORRIS, Aldon. W.E.B Du Bois no centro: da ciência, do movimento dos direitos civis, ao movimento Black Lives Matter. In: Revista Inter-Legere. v. 1, n. 23, dez. 2018, p. 150-170.
MORRIS, Aldon. Sociology of Race and W.E.B. Du Bois: the path not taken. Chicago Scholarship Online, 2013.
CHAKRAVARTI, U. Gendering Caste: Through a Feminist Lens. Nova Déli: Sage, 2018.