Tópicos Especiais em Sociologia I: Sociologia digital – 2022/1

Professor: Jair Ramos

Linha de Pesquisa: Desigualdades, diferenças e tecnologias sociais

Código da Disciplina: EGH10501

Ano/Semestre: 2022/1

Dia e horário: 2a feira, 14-17h

Local: Sala 307, Bloco O, Campus do Gragoatá

Ementa:

PROGRAMA PROVISÓRIO

A partir de leituras contemporâneas acerca do tema do neoliberalismo, vamos examinar o modo como a arquitetura das plataformas digitais repousa sobre uma dada articulação entre ações humanas e atividades maquínicas que organiza socialidade e processos de subjetivação e se traduz no par analítico que liga curadoria algorítmica e empreendedores digitais.

Essa arquitetura é orientada por uma governamentalidade neoliberal que não apenas reifica usuários na forma de indivíduos como os trata como empresas em um regime concorrencial que tem na atenção seu bem escasso. Esse ambiente concorrencial, em que os mecanismos algorítmicos de difusão e de medição da audiência estão intrinsecamente ligados, produz efeitos de verdade na medida em que potencializa ações individuais ao mesmo tempo que fragiliza instituições externas às plataformas e posições de autoridade constituídas no interior dessas instituições

Em seguida, o curso apresentará ao aluno leituras contemporâneas sobre o impacto das tecnologias digitais e da sua organização institucional em Plataformas nos processos de acumulação de valor, de trabalho e de intermediação das oportunidades de trabalho.

Formas de Avaliação:

– participação nas discussões em sala de aula

– um trabalho final (preferencialmente associada à pesquisa de pós-graduação sendo realizada pelo aluno)

Planejamento das aulas:

 A economia das Big-Techs e a Plataformização da Internet

FUCHS, C. (2016). Facebook. In Global media giants (B. Birkinbine, R. Gómez & J, Wasko. pp. 442-458). London: Routledge.

GONZALEZ, A. J. (2020). Tech power: a critical approach to digital corporations. TEKNOKULTURA: REVISTA DE CULTURA DIGITAL Y MOVIMIENTOS SOCIALES, 17 (1), pp.77-85. https://doi.org/10.5209/tekn.66931.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização (Platformisation, 2019 – tradução: Rafael Grohmann). Revista Fronteiras – estudos midiáticos 22(1):2-10 janeiro/abril 2020. Unisinos – DOI: 10.4013/fem.2020.221.01.

ZUBOFF, Shoshana. Big Other: capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação. In: ZUBOFF, Shoshana; BRUNO, Fernanda; CARDOSO, Bruno; KANASHIRO, Marta; GUILHON, Luciana; MELGAÇO, Lucas (Orgs.). Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018. p. 17-68

SRNICEK, NICK. Capitalismo de plataforma. Buenos Aires: Caja Negra, 2018.  Capítulo 2. Da página 39 a 86.

https://www.researchgate.net/publication/334240358_Capitalismo_de_plataformas

Por dentro das  Máquinas

PASQUINELLI, Matteo. Google’s PageRank Algorithm: A Diagram of the Cognitive Capitalism and the Rentier of the Common Intellect In: Konrad Becker and Felix Stalder (eds), Deep Search: The Politics of Search Beyond Google, London: Transaction Publishers: 2009

GILLESPIE, Tarleton. A relevância dos algoritmos. Parágrafo, v. 6, n. 1, p. 95-121, 2018.

BEER, David. The social power of algorithms. Information, Communication & Society, (2019)

Subjetividade neoliberal

DARDOT, Pierre. e LAVAL, Christian. A fábrica do sujeito neoliberal. In: ________. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016, pp. 321-376.

ORTNER, Sherry B. A antropologia sombria e seus outros: Teoria desde os anos oitenta. Tradução e revisão Jainara Oliveira & Chiara Albino. Sociabilidades Urbanas – Revista de Antropologia e Sociologia, v4, n11, p. 27-50, julho de 2020. ISSN 2526-4702.

DARDOT, Pierre. Neoliberalismo “clássico” e novo neoliberalismo. Publié le 25-01-2021 in http://sens-public.org/articles/1562

A sociologia dos mercados de trabalho

GUIMARÃES, Nadya Araujo. A sociologia dos mercados de trabalho, ontem e hoje. Novos estudos CEBRAP, p. 151-170, 2009.

GUIMARÃES, Nadya Araujo et al. À procura de trabalho: instituições do mercado e redes. Argumentum, 2009. Cap 2. “Os agentes econômicos da intermediação, estes ilustres desconhecidos”. Pg, 45-91.

GUIMARÃES, Nadya Araujo. Trabalho intermediado, percursos instáveis e sociabilidade juvenil. Linhas Críticas, v. 22, n. 47, p. 15-40, 2016.

Trabalho em Plataformas Digitais: investigação e análise.

CASILLI, ANTONIO A. Matrizes. Da classe virtual aos trabalhadores do clique: a transformação do trabalho em serviço na era das plataformas digitais. V.14 – Nº 1 jan./abr. 2020 São Paulo – Brasil p. 13-21.

ABILIO, Ludmila Costhek, AMORIM, Henrique e GROHMANN, Rafael   Apresentação – Trabalho em Plataformas Digitais: perspectivas desde o Sul Global. Sociologias, Porto Alegre, ano 23, n. 57, mai-ago 2021, p. 18-25.

ABILIO, Ludmila Costhek, AMORIM, Henrique e GROHMANN, Rafael. Uberização e plataformização do trabalho no Brasil: conceitos, processos e formas. Sociologias, Porto Alegre, ano 23, n. 57, mai-ago 2021

GROHMANN, R. ; QIU, J. . Contextualizando o Trabalho em Plataformas. REVISTA CONTRACAMPO, v. 39, p. 1-10, 2020.

GROHMANN, Rafael. Plataformização do trabalho: entre dataficação, financeirização e racionalidade neoliberal. EPTIC, v. 22, n. 1, p. 106-122, 2020.

CHAN, Jenny. Hunger for profit: how food delivery platforms manage couriers in China. Sociologias, Porto Alegre, ano 23, n. 57, mai-ago 2021, p. 58-82.

LUDMILA COSTHEK ABÍLIO. Uberização: a era do trabalhador just-in-time?. ESTUDOS AVANÇADOS 34 (98), 2020

ABÍLIO, Ludmila Costhek. Plataformas digitais e uberização: a globalização de um Sul administrado? Contracampo, v. 39, n. 1, p. 12-26, 2020.

SCASSERRA, Sofía e PARTENIO, Flora. Precarización del trabajo y estrategias de trabajadoras en plataformas digitales: trabajo desde el hogar, organización sindical y disputa por derechos en el contexto de la pandemia del Covid-19. Sociologias, Porto Alegre, ano 23, n. 57, mai-ago 2021, p. 174-206.

VAN DOORN, Niels. Platform labor: On the gendered and racialized exploitation of low-income service work in the ‘on-demand’ economy. Information, Communication & Society, v. 6, n.20, p. 898-914, 2017

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