Em novembro, os docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFF) realizaram várias atividades. Confira as atividades e produção recente dos integrantes da pós-graduação.
Entrevistas e textos na imprensa:
“O que o olhar racial deve reconstruir nas políticas públicas“, de Isabel Cruz, entrevista a professora Flávia Rios (PPGS-UFF) a respeito dos desafios e as obrigações do próximo governo em relação à população negra.
“Cancelamento de judeus e evangélicos à esquerda nas eleições 2022“, da professora Christina Vital da Cunha, discute processos faccionais de exclusão e inclusão de atores em comunidades imaginadas.
Livros, capítulos e artigos:
O capítulo “Survey de protesto”, de Verônica Toste Daflon (PPGS-UFF), Felipe Borba (CCJP-Unirio), Débora Thomé (UFF) e Bila Sorj (PPGSA) integra o livro “Métodos em Movimento“, apresentando metodologia para pesquisar protestos de rua.
O livro “Gêneros e sexualidades em veredas de dissidência e resistência” do discente do PPGS Marcelo Soares aborda questões de gênero e sexualidade numa perspectiva interdisciplinar.
Podcasts:
O podcast E Eu com Isso? entrevista a professora Christina Vital da Cunha (PPGS-UFF) discutindo o tema “Judeus e evangélicos: rachas internos pós-eleição“.
O podcast Jabuticaba sem Caroço entrevista a professora Verônica Toste Daflon (PPGS-UFF) a respeito do tema “As consequências da misoginia na sociedade brasileira“.
Seminários, congressos e palestras:
A professora Flávia Rios (PPGS-UFF) está entre 22 e 24 de novembro na Universidade de Havana para o SIEPS 2022 II Seminario Internacional Interseccionalidad, Equidad Y Políticas Sociales. A professora fará a conferência inaugural do evento com paletra intitulada “El Giro Progresista en Sudamérica: Perspectivas Decoloniales e Interseccionales”.
Esse mês os discentes do PPGS organizaram ou participaram dos seguintes eventos: V Encontro da Rede Fluminense de Núcleos de Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Feminismos em Ciências Sociais (LABGEN); Colóquio A Vida entre Escombros: Promessas e Fracassos de um Grande Projeto de Desenvolvimento (FRONTEIRAS); Na Mira dos Ilegalismos: Uma Agenda para o Enfrentamento da Militarização e Milicianização da Cidade (GENI); IV Simpósio de Antropologia entre o Legal e o Ilegal (GENI).
Finalmente, ocorreu em novembro o Seminário dos Núcleos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, apresentando os grupos de pesquisa Fronteiras, Geni, Gedesf, Negra e Desestrutura.
Cursos:
As docentes Flávia Rios (PPGS-UFF) e Verônica Toste Daflon (PPGS-UFF) atuaram como professoras no Certificado em Estudios Afrolatinoamericanos do Hutchins Centre, da Universidade de Harvard. Os seminários especializados ministrados foram “Feminismos Negros y Decoloniales” e “Classificações Raciais no Brasil Contemporâneo: Estado, Movimentos Sociais, Organizações e Cotidiano”.