O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) convida toda a comunidade para a defesa de Mateus Cunha Silva, que apresentará o resultado de sua pesquisa de dissertação de mestrado: “O discurso de ascensão social no rap brasileiro”.
A pesquisa de mestrado de Mateus Cunha, realizada sob a orientação da professora de sociologia Flavia Rios e do professor de literatura brasileira Dario Neto, tem como objetivo analisar o discurso de ascensão social nas obras de rap no Brasil. Capta através dos procedimentos composicionais as representações e efeitos de sentido possíveis sobre o tema. Sua pesquisa consistiu em levantamento quantitativo sobre rap e hip-hop enquanto campo de pesquisa na academia Brasileira, por meio do catálogo de teses e dissertações da Capes. Em seguida, o pesquisador realizou debate sobre a bibliografia especializada no campo mostrando as mudanças da cultura Hip-hop em seus processos internos e transformações no campo musical. Com isso, constrói o contexto histórico para observar os reflexos nas obras literárias. Por fim, a pesquisa mostrou como o tema da ascensão social se tornou cada vez mais eloquente e popular no rap nacional e as inflexões que contribuíram para isso.
Do ponto de vista metodológico, o autor utilizou as contribuições teórico-metodológicas da crítica literária para estabelecer uma abordagem relacional que pudesse dar conta do discurso (compositores) e da relação com seus interlocutores (público consumidor de rap). Esse caminho metodológico ajudou a estabelecer uma trilha para pensarmos como o discurso positivo sobre ascensão econômica se consolidou como um dos principais temas num gênero musical periférico, que vem experimentando a popularização massificada, da indústria cultural, nos últimos anos. E como as tensões ideológicas desse discurso foram se construindo e sendo apresentadas dentro das obras literárias. A partir de conceitos e ideias que relacionam, teorias literárias e debates sociológicos (sobre a questão racial, de periferia e de classe ) ajudaram a observar essas obras em uma perspectiva multifacetada. Essa proposta de análise e debate sobre o rap nacional permitiu observar: as diferenças entre os possíveis efeitos de sentido, em meio ao mundo social e as representações sobre ascensão social nas atuais produções de rap, observando as obras e seus debates através de teorias sobre a ideologia dos discursos; levando em consideração os contextos sociais e ideológicos dessas obras. Palavras chaves: Rap, Ascensão Social, Raça, Periferia e Juventude.