Nome da Disciplina: Tópicos especiais em sociologia IX: Os donos do capital educacional

Professores: Carolina Zuccarelli e André Vieira

Linha de pesquisa: 3

Código da disciplina: EGH10620

Ano/semestre: 2023/1

Dia e horário: 6ª, de 9h às 12h

Local: Sala 307, Bloco O

Ementa:

O curso trata da dinâmica das transformações contemporâneas da educação superior no Brasil a partir da entrada de fundos de investimento e investidores profissionais no setor. Apresenta as reformas educacionais desde o início do século XXI e os avanços dos processos de mercantilização e mercadorização da educação. Destaca a fase de oligopólios e a composição inorgânica das empresas de ensino, sinalizando para a substancial alteração na organização da educação superior, com destaque para fase atual de concentração de mercado em torno de grupos empresariais e suas práticas de padronização da gestão e dos recursos pedagógicos. Além do debate dos textos selecionados, parte das aulas será dedicada à exploração do Censo da Educação Superior de modo a permitir o mapeamento das características institucionais dos grupos educacionais selecionados para investigação no curso.

Objetivos:

Identificar o movimento mais amplo de privatização da educação superior; mapear as mudanças no desenho institucional da educação superior e seus efeitos para a contratação de mão de obra; identificar as práticas de gestão dos grupos empresariais de ensino selecionados (Cogna, Yduqs, Ser Educacional, Ânima e Cruzeiro do Sul); Contribuir na formação metodológica do estudante.

Formas de avaliação:

Apresentação de textos selecionados; Trabalho final com mapeamento das características institucionais dos grupos empresariais selecionados;

Planejamento das aulas (15 sessões):

Bloco I – Expansão, diversificação e desigualdades

Aula 01: Como nos tornamos um sistema de ensino privado de caráter mercantil – raízes da expansão

SEKI, Allan Kenji. Capítulo 02 (Raízes da expansão do Ensino Superior privado: elementos para a compreensão do tema.) O capital financeiro no ensino superior brasileiro (1990-2018). Florianópolis: Editoria em debate, 2021.

SAMPAIO, H. Privatization of Higher Education in Brazil: Old and New Issues. Em: SCHWARTZMAN, S. (Ed.). Higher Education in Latin America and the Challenges of the 21st Century. Cham: Springer International Publishing, 2020. p. 77–94.

Aula 02: Como nos tornamos um sistema de ensino privado de caráter mercantil – entrecruzos com o setor público

SEKI, Allan Kenji. Capítulo 01. O capital financeiro no ensino superior brasileiro (1990-2018). Florianópolis: Editoria em debate, 2021.

SIGAHI, T. F. A. C.; SALTORATO, P. The Rise of Academic Capitalism in Brazil’s Higher Education. Latin American Perspectives, v. 49, n. 3, p. 66–83, maio 2022.

Aula 03: Como nos tornamos um sistema de ensino privado de caráter mercantil – expansão no século XXI

PRATES, A. A.; Universidades VS terciarização do ensino superior: a lógica da expansão do acesso com manutenção da desigualdade: o caso brasileiro. Dossiê Desafios da Educação Superior • Sociologias (17) • Jun 2007

TAGLIARI, C.; de LIMA, R. G.; CARVALHAES, F. O perfil institucional do sistema de ensino superior brasileiro após décadas de expansão. . In Barbosa, M. L. (Ed.), A expansão Desigual do Ensino Superior brasileiro (1st ed., pp 27-55). Appris.

Aula 04: A democratização do setor privado com fundo público – Fies e Prouni

CORBUCCI, P. R.; KUBOTA, L.C.; MEIRA, A. P. B. Reconfiguração estrutural da educação superior privada no Brasil: nova fase da mercantilização do ensino. Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.- Brasília : Rio de Janeiro : Ipea, 2016.

Aula 05: Quem frequenta o ensino privado?

RIBEIRO, Carlos; CARVALHAES, Flávio. Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional. Tempo Social, 2019

Bloco II – Mapeamento do setor privado

Aula 06: Política de financiamento e as disputas do capital em torno do fundo público

BRUGARELI, Rodrigo. Explosão e implosão do Fies Como o ensino superior privado virou o centro dos gastos com educação do governo federal. Em: MARINGONI, Gilberto. O negócio da educação. A aventura das universidades privadas na terra do capitalismo sem risco. FEPESP, 2017.

SEKI, Allan Kenji. Capítulo 03 (Desonerações tributárias e financiamento estatal: a disputa dos capitais de ensino em torno do fundo público). O capital financeiro no ensino superior brasileiro (1990-2018). Florianópolis: Editoria em debate, 2021.

Aula 07: Concentração de mercado

CARVALHAES, F., MEDEIROS, M., TAGLIARI, C. Expansão e diversificação do ensino superior: privatização, educação a distância e concentração de mercado no Brasil, 2002-2016

SEKI, Allan Kenji. Capítulo 05 (Das joint ventures às IPOS, algumas estratégias da financeirização do Ensino Superior). O capital financeiro no ensino superior brasileiro (1990-2018). Florianópolis: Editoria em debate, 2021.

Aula 08: Universidade S.A. e os de métodos de gestão empresarial

CALEFFI, P.; MATHIAS, A. L. Universidade S.A.: as companhias de capital aberto da educação superior no Brasil. FGV Editora, 2017.

Aula 09: Mexendo na folha de pagamento e as mudanças na contratação docente

MCCOWAN, Tristan. Higher education, unbundling, and the end of the university as we know it. Oxford Review of Education, 2018.

SANTOS, A. V.; GUIMARÃES-IOSIF, R. M.; CHAVES, V. L. J. Formação dos oligopólios na educação superior privada brasileira: sobre implicação no trabalho docente. 2013. Natal, Revista Educação em Questão, v. 46, n. 32, p. 75-97, 2013.

SEBIM, C. C. O trabalho docente no processo de financeirização da educação superior: o caso da Kroton no Espírito Santo. In: 37ª Reunião Nacional da ANPED, UFSC, 2015.

VARGAS, Hustana Maria; ZUCCARELLI, Carolina. A nova face da docência: uma proposta de revisão do censo da Educação Superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, e08282, 2021.

Aula 10: Política educacional sob regência da financeirização. O que aprendemos?

LAVINAS, Lena; GENTIL, Denise L. Brasil anos 2000. A política social sob regência da financeirização. Novos estudos Cebrap, São Paulo, 2018.

Bloco III – Os donos do capital educacional

Aula 11: O caso da Yduqs

Aula 12: O caso da Cogna

Aula 13: O caso da Ser Educacional

Aula14: O caso da Ânima

Aula 15: Cruzeiro do Sul

Bibliografia complementar

CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 54, p. 761-776, set. 2013.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do Ensino Superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educação & Sociedade, 31, abr.-jun. 2010.

LIMA, Kellwin A. L de. A atuação de grandes grupos educacionais no ensino superior privado: realidades e repercussões. Dissertação (mestrado) – Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Paulo.

MARINGONI, Gilberto. O negócio da educação. A aventura das universidades privadas na terra do capitalismo sem risco. FEPESP, 2017.

MINTO, Lalo W. As reformas do Ensino Superior no Brasil: o público e o privado em questão. Campinas: Autores Associados, 2006. 307 p.

PAULANI, Leda. O projeto neoliberal para a sociedade brasileira: sua dinâmica e seus impasses. Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Tradução . Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.

SANTOS FILHO, João Ribeiro dos. Financiamento da educação superior privado-mercantil: incentivos públicos e financeirização de grupos educacionais. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2016.

SEKI, Allan Kenji.  Financeirização do capital na educação superior: articulações entre a apropriação de parcelas do fundo público e a desregulamentação da educação nacional. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL MARX E O MARXISMO 2017, 2017, Niterói (RJ). Anais do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017: de O capital à Revolução de Outubro (1867-1917). Niterói (RJ): Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx), v. 1. p. 1-13, 2017.

SEKI, Allan Kenji; SOUZA, Arthur Gomes de; EVANGELISTA, Olinda. A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil. Retratos da Escola, v. 11, p. 447-467, 2017.

SEKI, Allan Kenji. Determinações do capital financeiro no ensino superior: fundo público, regulamentações e formação de oligopólios no Brasil (1990-2018). Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.

TAGLIARI, Clarissa. Dinâmicas de expansão do ensino superior público, privado lucrativo e privado sem fins lucrativos entre 2010 e 2016. In: OLIVEIRA, Antônio; HONORATO, Gabriela (org.). Desafios para o ensino superior brasileiro no contexto contemporâneo. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação, 2020,. p. 81-99.

VALE, Andrea Araujo do. Nem parece banco”: as faces da financeirização da Educação Superior no Brasil. 5º Encontro Internacional de Política Social. Tema: “Restauração conservadora e novas resistências” Vitória (ES, Brasil), 5 a 8 de junho de 2017.

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