Nome da Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa

Professor: Valter Lúcio de Oliveira

Linha de Pesquisa: Artes, culturas e rituais contemporâneos / Estado, Mercados e Conflitos /  Desigualdades, diferenças e tecnologias sociais

Código da Disciplina: EGH10492

Ano/Semestre: 2023/1

Dia e horário: 3as, 16 às 19hs

Local: Sala 307 bloco O

Ementa: O ofício do sociólogo. Fato social e fato sociológico. Dados, juízos, valores e prática. Objetividade e subjetividade na produção do conhecimento sociológico. Delimitação do campo e construção do objeto. Formulação do problema de pesquisa. Conceitos e definições. Relação teoria – empiria. Principais métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em Sociologia. A etnografia na Sociologia. O estudo sociológico do passado: sociologia histórica e método biográfico. Fontes documentais e orais. Métodos quantitativos de pesquisa. Ética em pesquisa social. A elaboração de projetos de pesquisa. Espera-se que os alunos sejam capacitados para conduzir pesquisas sociológicas a partir de problemas bem definidos, com objetivos claros e rigor metodológico. Para tanto, considera-se necessário que eles aprofundem a sua reflexão crítica sobre diferentes abordagens teórico-metodológicas acerca das práticas de pesquisa em sociologia e compreendam as vantagens e limites dos métodos e técnicas de pesquisa disponíveis. Como produto final, os alunos elaborarão o projeto da pesquisa de dissertação ou tese a ser desenvolvida.

Objetivo: Espera-se que ao final desta disciplina o discente tenha aprofundado seu conhecimento acerca da metodologia do trabalho científico e aprimorado os contornos de seu projeto de pesquisa visando à construção da dissertação. Serão analisados e debatidos textos que auxiliem na compreensão da relação entre teoria, metodologia e empiria. Também serão apresentados os principais métodos de coleta e análise de “dados” empíricos.

Avaliação: Consistirá na construção e apresentação do projeto de tese em dois momentos. O primeiro ocorrerá no encontro 3 e visará o refinamento do problema e dos objetivos da pesquisa. O segundo ocorrerá ao final da disciplina e neste momento espera-se a incorporação das contribuições obtidas na primeira apresentação e nas aulas e que demonstre avanços quanto à revisão bibliográfica e opções teórico-metodológicas. A leitura dos textos, participação nas discussões em aula e, sobretudo, nas leituras e contribuições aos projetos dos colegas também serão considerados.

Planejamento das aulas:

1 – Apresentação do programa da disciplina, do professor e dos discentes

2 – Problemas sociais,  problemas sociológicos e a construção do objeto de pesquisa

LENOIR, R. Objeto sociológico e problema social. In: CHAMPAGNE, P., LENOIR, R., MERLLIÉ, D., PINTO, L., Iniciação à prática sociológica, Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.C. ; PASSERON, J.C. A construção do objeto. In. Ofício de sociólogo. Metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.

QUIVY, R. & CAMPENHOUDT, L. Van, Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa : Gradiva, 1992.

Para a próxima aula:

Elaborar um texto que sintetize seu projeto de pesquisa contendo pequena introdução, problema de pesquisa, objetivos e até 5 palavras-chave (em no máximo TRÊS páginas). Enviar até a segunda-feira que antecede a aula para o professor e para toda a turma e apresentar oralmente.

3 – Apresentação e discussão dos problemas de pesquisas

4 – Epistemologia da ciência 1

POPPER, K. Ciência: Conjecturas e refutações. In: Conjecturas e refutações. Brasília: Ed. da UnB, 1982, pp. 64-88

MAGEE, B. Cap.2: Método científico: a concepção tradicional e a concepção de Popper; Cap 3: O critério de demarcação entre o que é ciência e o que não é ciência. In: As ideias de Popper. São Paulo: Editora Cutrix; Edusp, 1974, pp. 24-60

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Kuhn, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998, pp 183-201.

CHALMERS, A. Teorias como estruturas: os paradigmas de Kuhn. In: CHALMERS, A. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993, pp. 123-136

5 – Epistemologia da ciência 2

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. Cap. 1 e 2: pp. 17-68.

JAPIASSU, H. A epistemologia histórica de G. Bachelard. In: Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977, pp. 61-81.

6 – Perspectivas contemporâneas de contribuição e críticas à ciência

SCHIENBINGER, L. O Feminismo mudou a Ciência? Bauru, SP: EDUSC, 2001. [Conclusão)

Grosfoguel, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado [online]. 2016, v. 31, n. 1, pp. 25-49.

7 – Teoria, hipótese, revisão bibliográfica

BECKER, H. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

SOKAL, A; BRICMOMT, J. Imposturas intelectuais. Rio de Janeiro: Ed Recod, 2010. (Introdução e Epílogo)

ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1985 (A redação)

BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.C. ; PASSERON, J.C. O racionalismo aplicado. In. Ofício de sociólogo. Metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.

8 – Observação participante

FOOTE-WHITE W. Treinando a Observação Participante. In: Desvendando máscaras sociais. RJ: Francisco Alves, 1980.  

FAVRET-SAADA, Jeanne (2005), “Ser afetado”, Cadernos de Campo, 13, 155-161.

Filme recomendado:
Estranhos no Exterior: Fora da varanda( Bronislaw Malinowski)   de  André Singer & Bruce Dakowski .  Inglaterra – 1986, 53 min.

9 – Entrevistas

SALEM, T. Entrevistando famílias: notas sobre o trabalho de campo In: NUNES, E. A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. pp. 47-64.

THIOLENT, Michel. “O processo da entrevista”. In THIOLENT, Michel (org.)  Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo, ed. Pólis, 1980.

BARBOT, J. Mener une entretien de face a face. In : PAUGAM, S. L’enquete sociologique. Paris: PUF, 2010. Pp. 93-114.

BOURDIEU, P. (org.) A miséria do mundo. Petrópolis-RJ: Ed. Vozes, 1999.

10 – Análise de documentos

CELLARD, A. A análise documental. POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 295-316.

Mann, P. H. Documentação como fonte de dados. In: Métodos de Investigação Sociológica. Rio de Janeiro, Zahar, 1975 [1968], pp. 62-88.

MOTTA, D.; OLIVEIRA, N. A disputa pela terra indígena Marãiwatsédé e as representações sociais da mídia. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, Anais, 2015.

Reportagem da Agência Pública: “O homem com água demais”: https://apublica.org/2021/12/o-homem-com-agua-demais/

11 – Questionário

PARIZOT, I. L’enquête par questionaire. In : PAUGAM, S. L’enquete sociologique. Paris : PUF, 2010. Pp. 93-114.

FREITAS, H. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 105-112, julho/setembro, 2000.

GIL, A.C., Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas S.A.,1999

12 – Uso de imagens: fotografias, vídeos, mapas

LOIZOS, P. Video, filme e fotografia como documentos de pesquisa. In: BAUER, M.; GASKELL, G. (ed.) Pesquisa qualitativa com textos, imagens e som: um manual prático. Petrópolis-RJ: Ed. Vozes,  2002. Pp. 137-155.

SEBAG, J.; DURAND, J-P. Sociologia Cinematográfica. [Entrevista concedida a Jordanna Matlon]. Diálogo Global, Vol. 3, Ago. 2013. Pp. 36-38.

Guran, M. “Fotografar para descobrir, fotografar para contar”. Cadernos de Antropologia e Imagem, 10(1), 2000, pp. 155-165.

Bühler, È.A. ; Gautreau, P. ; Oliveira, V. L.. La revanche de l’agrobusiness brésilien. Usages et paradoxes de la régulation environnementale par le numérique. Études rurales, janvier-juin 2022, 209, p. 40-60.

Caetano, A. “Práticas fotográficas, experiências identitárias: A fotografia privada nos processos de (re)construção das identidades”. Sociologia: Problemas e Práticas, 55, 2007, pp. 69-89.

Filmes: 

– Notícia de uma guerra particular. Katia Lund; João Moreira Salles, Brasil, 1999, 57min.

– Nós que aqui estamos por vós esperamos. Marcelo Marzagão, Brasil, 1999. 72min.

13 – Análise e interpretação dos dados coletados

CAREGNATO, R.; MUTTI, R.  Pesquisa qualitativa: analise de discurso x análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84.

BECKER, H. Falando sobre a sociedade. In.: Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1993.

Fernandes, F. A reconstrução da realidade nas ciências sociais. In. Fundamentos Empíricos da Explicação Sociológica. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1959, pp. 1-44.

MARTÍN, E. Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Revista Sociedade e Estado. Volume 33, Número 3, Setembro/Dezembro 2018.

14 e 15 – Apresentação e discussão dos projetos

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