Nome da Disciplina: Teoria Sociológica 1

Professora: Christina Vital

Linha de pesquisa: 1, 2 e 3

Código da disciplina: EGH 10490

Ano/semestre: 2023/1

Dia e horário: Quintas-feiras; 15h-18h

Local:Sala 307 bloco O

Ementa e Objetivos: Neste curso vamos percorrer alguns autores e abordagens teóricas e metodológicas produzidas no período de consolidação da sociologia (século XIX e início do XX) até autores e enquadramentos mais contemporâneos. Sendo assim, serão alvo de nossa reflexão as questões relativas à relação indivíduo e sociedade; agência e estrutura; dominação; teoria crítica; reconhecimento e identidade. O estudo das teorias, epistemologias e métodos de pesquisa serão realizados considerando seus contextos sociais, políticos e econômicos de emergência com vistas à elaboração de uma percepção mais compreensiva e crítica dos conhecimentos sociológicos produzidos em cada tempo e cultura. Nesse sentido, sobre as contribuições dos autores e autoras, serão observadas as rupturas que suas teses realizaram em relação as que lhes antecederam, as inovações em termos metodológicos, o rigor na produção e, sempre que possível, as interfaces com as formas cotidianas e políticas de observação dos fenômenos estudados. Os artigos resultados de pesquisas que mobilizam as teorias estudadas serão analisados como meio de observar o potencial de seus usos pelos intelectuais de diferentes áreas.

O objetivo principal deste curso é contribuir para o enriquecimento teórico, crítico e metodológico estimulando o manejo criativo dessas ferramentas por alunos e alunas em suas próprias pesquisas e carreiras. A capacidade de argumentação a partir das teorias e de suas pesquisas empíricas serão valorizadas ao longo do curso na medida em que sociólogos e sociólogas estão sendo cada vez mais solicitados a interferir nos temas candentes da agenda pública e a consistência teórica e a criatividade analítica são elementos fundamentais na carreira pública e também, sem dúvida, na laboratorial.

Cotidiano de trabalho coletivo e Avaliação: Embora esta seja uma disciplina obrigatória, vamos cotidianamente exercitar um espírito de grupo de trabalho, uma experiência de oficina de labor intelectual propiciando o exercício de nosso artesanato próprio partilhado. Todas as aulas contarão com a apresentação de dois alunos/alunas (um/a apresenta o texto e contexto de produção e o outro levanta questões com base na leitura e/ou em sua própria pesquisa), debate com a participação de toda a turma e exposição da professora. A avaliação final reunirá conceitos atribuídos a esta participação ao longo do curso e a nota relativa ao trabalho final de curso que deverá apresentar o próprio projeto de pesquisa em diálogo com a bibliografia estudada ao longo do curso.

Unidade 1 – Reflexividade Sociológica
Sessão 1 – Apresentação da disciplina; Imaginação e Artesanato Intelectual; Decolonialidade sociológica.
CONNELL, Raewyn. O império e a criação de uma ciência social. Contemporânea, n. 2, v.2, p. 309-336 Jul.–Dez. 2012
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. [A promessa].

Leituras opcionais:
TILLY, Charles. Why? What happens when people give reasons… and why? Princeton: Princeton University Press, 2006
JOHNSON, Allan. The forest and the trees: sociology as life, practice and promise. Philadelphia: Temple University Press, 2008.
VAN ZOONEN, Liesbet. I-Pistemology: changing truth claims in popular and political culture. Loughborough: Sage, 2012.

Sessão 2- Os fazeres sociológicos
COLLINS, Randall. “O surgimento das ciências sociais”. Quatro tradições sociológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da sociologia? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 1, n. 45, p. 45-61, 2014.

Sessão 3 – Precursora do pensamento sociológico
MARTINEAU, Harriet. “Como observar moral e costumes: requisitos filosóficos”. In: CAOS. v. 1, n. 24: Dossiê por dentro do IFPB: conhecer e expressar, jun. 2020, p. 237 – 253. https://periodicos.ufpb.br/index.php/caos/article/view/52437/30374
TOSTE, Verônica Daflon; SORJ, Bila. Capítulo 6, “Harriet Martineau”. Clássicas do Pensamento Social. Mulheres e feminismo no século XIX. Rio de Janeiro: Editor Record, 2021

Unidade 2 – Karl Marx e o Materialismo Histórico

Sessão 4 – Estrutura, Economia e Sociedade Capitalista
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. “Prefácio à Contribuição à Crítica da Economia Política” In Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Edições Sociais, 1977 [1859].
MARX, Karl. ENGELS, F. (1974): A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes. [“Prefácio” e “A ideologia em geral” e “A base real da ideologia”]

Leituras opcionais:
LITTLE, Daniel. “Materialism”. In: Varieties of Social Explanation. Summertown, Oxford: Westview Press, 1991
ELSTER, John. Making sense of Marx, Cambridge University Press, 1985.
ROSDOLSKY, Roman. Gênese e estrutura de O Capital de Karl Marx. Rio de Janeiro: Eduerj, Contraponto, 2001.
FEUERBACH. A ideologia em geral, em especial a alemã (pp.83-95). – Editora Boitempo
RIBEIRO, Wallace Cabral. Religião e Revolução: a sociologia da religião de Friedrich Engels. Porto Alegre: Editora Fi, 2021.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. “Manifesto do Partido Comunista” In O Manifesto Comunista 150 anos depois. Carlos Nelson Coutinho [et al.] Rio de Janeiro: Contraponto. São Paulo: Perseu Abramo, 1998. (Pp. 7 a 41).
MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 2006.

Unidade 3 – Émile Durkheim e a Teoria do Conhecimento

Sessão 5 – Objeto e Método Sociológico e Coesão Social
DURKHEIM, Émile. As regas do método sociológico. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1972.
DURKHEIM, Émile. De la Division du travail social. Paris, Presses Universitaires de Frances, 1960.

Leitura de apoio:
[Durkheim. Sociologia. José Albertino Rodrigues (org.). Florestan Fernandes (coord.). Coleção Grandes Cientistas Sociais 1. São Paulo: Editora Ática, 1993.

Sessão 6 – Concepções religiosas e as categorias fundamentais da vida social
DURKHEIM, Émile. As Formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2000. [Introdução, Capítulo I e Conclusão].

Leitura de apoio:
ORTIZ, Renato. “As formas elementares da vida religiosa e as ciências sociais contemporâneas”. Teoria Social e Sociedade • Lua Nova (87) • 2012

Unidade 3 – Max Weber e a Sociologia Compreensiva

Sessão 7 – MAX WEBER: indivíduo e o sentido social das ações
WEBER, Max. “Conceitos sociológicos fundamentais”. In: Metodologia das Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2016, p. 611 – 651

Sessão 8 – MAX WEBER: Estado e dominação
WEBER, Max. “Os Tipos de Dominação”. Economia e Sociedade (volume 1). Brasília: Editora da UnB, 2000, p. 139-142
WEBER, Max. “Classe, Estamento e Partido”. Ensaios de Sociologia (introdução e organização de Hans Gerth e Wright Mills). Rio de Janeiro: Zahar, 1971, p. 211-228

Sessão 9 -MAX WEBER: valores sociais e a sociedade capitalista moderna
WEBER, MAX. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Companhia das Letras: São Paulo, 2004 [páginas a definir]

Leitura opcional:
GANE, Nicholas. Max Weber and postmodern theory: rationalisation versus re-enchantment. Londres, Palgrave Macmillan. 2002. Part1 PART I – Max Weber’s theory and critique of rationalization.
KALBERG. Stephen. The “Rationalism” of Western Civilization in Max Weber: Readings And Commentary On Modernity. Londres, Blackwell Publishing, 2005.
LEAL, Edilene Maria de Carvalho. “Diagnóstico E Prognóstico Weberiano Da Modernidade: Gaiola De Ferro E Liberdade” . In: Teoria E Sociedade no. 16.1 – janeiro-junho de 2008. NOBRE, Renarde Freire. “Racionalidade e tragédia cultural no pensamento de Max Weber” in Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 12(2): 85-108, de Max Weber. 2000.

Unidade 3 – Teoria Crítica e Pragmática

Sessão 10: Bourdieu e a Teoria Crítica
BOURDIEU, Pierre. O Senso Prático (“Prefácio” e “Primeira Parte: Crítica da Razão Teórica”). Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.
CELIKATIS, Robin. “O não reconhecimento sistemático e a prática da crítica: Bourdieu, Boltanski e o papel da teoria crítica”. Dossiê Teoria Crítica • Novos estud. CEBRAP (93) • Jul 2012. https://www.scielo.br/j/nec/a/dXCxkJMyrsL9tKTfgYvSrbR/?lang=pt#:~:text=A%20Teoria%20Cr%C3%ADtica%20tem%2Cportanto,e%20exercer%20suas%20capacidades%20reflexivas.

Leitura de apoio:
Hermano Roberto Thiry-Cherques. “Pierre Bourdieu: a teoria na prática”. RAP Rio de Janeiro 40(1):27-55, Jan./Fev. 2006
Helenice Rodrigues da Silva. A gênese da sociologia crítica de Pierre Bourdieu. Revista Espaço Acadêmico. N. 112, 2010.

Sessão 11: Da Teoria Crítica ao Pragmatismo
FRASER, Nancy. BOLTANSKI, Luc. CORCUFF, Philipp. Contra la isquierda conservadora: uma crítica radical del capital sin nostalgia estatista. Madri: Clave Intelectual, 2019 [Domination et Émancipation: pour um renoveau de la critique sociale, 2014]

Sessão 12 – Crítica da crítica ao capitalismo e Encerramento
BOLTANSKI, Luc. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009. [a definir].

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