Nome da Disciplina: Tópicos Especiais em Sociologia I – Culturas visuais e auditivas contemporâneas

Professores: Jorge de La Barre e Luis Carlos Fridman

Linha de Pesquisa: Arte, culturas e rituais contemporâneos

Código da Disciplina: EGH10501

Ano/Semestre: 2023/2

Dia e horário: Segunda-feira, 10-13hrs

Local: Sala 307/ Bloco O

Ementa: O curso pretende explorar as culturas visuais e auditivas contemporâneas no atual contexto de globalização da cultura, a partir do diálogo entre uma variedade de trabalhos dentro e fora da área da sociologia: sociologia urbana, sociologia da cultura, sociologia da comunicação, sociologia visual, sociologia da música, antropologia, etnomusicologia, estudos culturais, estudos visuais, comunicação… Na tentativa de caracterizar a experiência urbana contemporânea a partir das suas dimensões visuais e auditivas, o curso se concentrará na reflexão e discussão crítica sobre o material utilizado, a fim de desenhar e desenvolver pesquisas originais.

Formas de Avaliação:Seminários e trabalho final

Planejamento das aulas:

Sessão 1 (28 ago.): Apresentação do curso

Sessão 2 (4 set.): A sociologia desde as “viradas”: aprendendo com David Harvey
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992. Parte IV.

Sessão 3 (11 set.): Da condição moderna à condição pós-moderna: formas, quadros, modalidades
BENJAMIN, Walter. “Paris, capital do século XIX”, 1939 (1935).
NUNES, João Arriscado. “Erving Goffman, a análise de quadros e a sociologia da vida quotidiana”, Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 37, junho 1993, pp. 33-49.
SIMMEL, Georg. “As grandes cidades e a vida do espírito (1903)”, Mana, vol. 11, no. 2, 2005, pp. 577-591.

Bibliografia complementar:
LAPLANTINE, François. « Le social et le sensible, introduction à une anthropologie modale », Recherches sociologiques et anthropologies, 37-2, 2006.
URRY, John. “Globalizando o olhar do turista”, PLURAL, Revista do Programa de Pós Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, vol. 23, no. 2, 2016, p. 142-155 (2001).

Sessão 4 (18 set.): A Escola de Frankfurt e as contribuições de Theodor Adorno. Interpretações sobre a cultura contemporânea e o debate em torno da “indústria cultural”
ADORNO, Theodor W. “O fetichismo na música e a regressão da audição”, in Benjamin/Adorno/ Horkheimer/ Habermas, Coleção Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1980.
______. “Sobre música popular” in Adorno, Coleção Grandes Cientistas Sociais (org. Gabriel Cohn), São Paulo, Editora Ática, 1986.
______ & Max Horkheimer. “A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, Dialética do esclarecimento, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1985.

Sessão 5 (25 set.): Cultura de elite e cultura de massa
JAMESON, Fredric. “Reificação e utopia na cultura de massa”, Crítica Marxista, v.1, p.1-25, n.1, São Paulo, Editora Brasiliense, 1994.
FRIDMAN, Luis Carlos.“Theodor Adorno e Eric Hobsbawm sobre o jazz”, Sociologia & Antropologia, v.10.02, p.493-512, Rio de Janeiro, PPGSA, 2020.
______. “A música que merece ser ouvida”, Insight Inteligência (Rio de Janeiro), v.91, p.100-110, 2020.
______. “Pop não é pobre”, mimeo, 2023.

Sessão 6 (2 out.): Mudança social e música popular
HOBSBAWM, Eric J. “Os anos 60”, in Tempos interessantes – Uma vida no século XX, São Paulo, Companhia das Letras, 2002.
EHRENREICH, Barbara. Dançando nas ruas – uma história do êxtase coletivo, Rio de Janeiro, Record, 2010.
FRIDMAN, Luis Carlos. “Rock e insurgências nos anos 1960”, in Antropolítica, n.51, p. 315-334, 2021.
GOULD, Jonathan. Can’t buy me love – Os Beatles, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, São Paulo, Editora Larousse do Brasil, 2009.
GUERRA, Paula. “Absolute beginning: ensaio sobre a emergência do rock’n’roll”, Música Popular em Revista, ano 3, v. 2, p. 146-64, jan.-jun. 2015.

Sessão 7 (9 out.): Subculturas
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Apicuri/PUC-Rio, 2016 (1997).
HEBDIGE, Dick. Subculture, The Meaning of Style. 1979.

Sessão 8 (16 out.): Sociologia crítica, sociologia compreensiva e abordagens pragmáticas
BACK, Les. “O que os sociólogos aprendem com a música? Vidas musicais ocultas e a arte de entender a sociedade”. El Oído Pensante, vol. 9, núm. 1, pp. 181-208, 2021.
CARVALHO, José Jorge de. “Metamorfoses das tradições performáticas afro-brasileiras: de patrimônio cultural a indústria de entretenimento”, Série Antropologia, 354, Brasília, 2004.
______. “Transformações da sensibilidade musical contemporânea”, Horizontes Antropológicos, vol. 5, no. 11, 1999.
HENNION, Antoine. “Pragmática do gosto”, Desigualdade & Diversidade – Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio, no. 8, p. 253-277, jan/jul. 2011, Rio de Janeiro.

Sessão 9 (23 out.): Cultura digital, fluxos de informação, imagens, dados
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica” (1936, 1955).
APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Teorema, 1996.

Bibliografia complementar:
BAUDRILLARD, Jean. Tela total. Mito-ironias do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 2005.
CUNHA, Arielly Kizzy; José Anderson Santos Cruz & José Luís Bizelli, “Os meios de comunicação
como extensão do homem e a construção coletiva do conhecimento”, SILE, Universidade do Sagrado Coração, 2018.
STEYERL, Hito. “Cut! Reproduction and combination”. The Wretched of the Screen. London: Sternberg Press / e-flux journal, 2012, p. 176-190.

Sessão 10 (30 out.): Cultura visual
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. Uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.
LIPOVETSKY, Gilles & Jean Serroy, L’écran global. Mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009.
MEDEIROS, Margarida & Teresa Castro. “O que é cultura visual?”, Revista de Comunicação e Linguagens, no. 47, 2017.

Bibliografia complementar:
DUBUISSON, Daniel. “Três pontos de vista sobre a arte: Heidegger, Bourdieu, Geertz” (trad.).
GAUDIO, Michael. Sound, image, silence: Art and the aural imagination in the Atlantic world, 2019 (resenha).
JAY, Martin. “A cultura visual e as suas vicissitudes” (trad.).

Sessão 11 (6 nov.): Estudos em Performance
ALEXANDER, Jeffrey. “Intelectuais dramáticos Elementos de performance”. Teoria e Cultura, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFJF, vol. 13, no. 1, jun. 2018, p. 184-202.
______. “A tomada do palco: performances sociais de Mao Tsé-Tung a Martin Luther King, e a Black Lives Matter hoje”. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, no. 44, jan.-abr. 2017, p. 198-246.
MÜLLER, Regina Polo. “Ritual, Schechner e Performance”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 67-85, jul./dez. 2005
SCHECHNER, Richard & Zeca Ligiéro, Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, NEEPA-Unirio (2012). Entrevista “Uma tarde com Richard Schechner”.
SCHECHNER, Richard. “O que é performance?” Introdução.

Sessão 12 (13 nov.): Conceito de Ressonância
ROSA, Hartmut. Aceleração, São Paulo: Unesp, 2019 (2005). Prefácio à edição brasileira.
FRASER, Nancy. “Repensando o reconhecimento”. Enfoques, vol. 9, no. 1, 2010 [2000], p. 114-128.

Bibliografia complementar:
PAIVA Daniel & Iñigo Sánchez. “A ressonância do turismo em Lisboa”. In Criar Corpo, Criar Cidade, vol. 2. Lisboa, 2019.

(20 nov. Dia da CS Negra)

Sessão 13 (27 nov.): Sonoridades
MENDONÇA, Luciana Moura. “Sonoridades e cidade”, in Carlos Fortuna e Rogério Proença Leite (org.), Plural de cidade: Novos léxicos urbanos, 2009.
SCHAFER, Raymond Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Unesp, 1997 (1977). Introdução.
_______ . O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 2002.

Sessão 14 (4 dez.): Síntese e discussão sobre o trabalho final

Translate »
Skip to content