Crime e Violência na América Latina

Ano/Semestre: 2022/2

Dia e horário: Sextas feiras, das 16:00 – 19:00

Local: PPGS – Sala de Aula

O curso abordará questões e debates sobre o tema da criminalidade violenta e da violência de Estado na América Latina, região com as maiores taxas de homicídio do mundo. Como será visto, a especificidade da formação do Estado e da economia de mercado nos países latino-americanos, marcados pelo colonialismo ibérico e a escravidão, e as experiências de regimes autoritários ao longo do século XX, implicam numa demanda por formulações teóricas originais para abordar o tema da violência na região. Nesse sentido, o curso propõe a leitura em profundidade de monografias sobre a violência, mercados e o papel do Estado em outros países latino-americanos, cujas questões dialogam com as nossas.

Seminário de apresentação de texto em aula e trabalho final.

Aula 1: Apresentação do curso

UNIDADE 1: O Estado na América Latina: formação e transição política

Aula 2:

Franco, Maria Sylvia C. Homens Livres na Ordem Escravocrata. São Paulo: Editora Unesp, 1997. Introdução, capítulos 1 e 2, conclusões.

Chalhoub, Sidney. A Força da Escravidão: ilegalidade e costume no Brasil oitocentista. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. Capítulos a escolher.

Aula 3:

O’Donnel, Guillermo. Contrapontos: autoritarismo e democratização. São Paulo: Vértice, 1986.

Pinheiro, Paulo Sérgio. Autoritarismo e Transição. Revista USP. Nº 9, 1991. https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25547/27292

Pinheiro, Paulo Sérgio. Violência, crime e sistemas policiais em países de novas democracias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 9(1): 43-52, maio de 1997.

Aula 4:

Arias, Enrique Desmond e Goldstein, Daniel. Violent Democracies in Latin America (The Cultures and Practice of Violence). Duke University Press. 2010.

Aula 5

Misse, Michel. Crime e Violência no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lumen-Juris, 2006.

UNIDADE 2: Leituras monográficas

Aula 6, 7, 8

Stanley, William. The Protection Racket State: Elite Politics, Military Extortion, and Civil War in El Salvador. Temple University Press, 1996.

Aula 9, 10 e 11

Duncan, Gustavo. Los Señores de La Guerra: de Paramilitares, Mafiosos y Autodefensas En Colombia. Planeta, 2006.

Aulas 12, 13 e 14

Guadalupe Correa-Cabrera, Los Zetas Inc.: Criminal Corporations, Energy, and Civil War in Mexico. Austin, TX: University of Texas Press, 2017.

Aula 15: Discussão de trabalhos finais e avaliação do curso