Educação e desenvolvimento econômico

Nome da Disciplina: Educação e desenvolvimento econômico

Professores: André Vieira e Carolina Zuccarelli

Linha de Pesquisa: 3

Código da Disciplina: EGH10508

Ano/Semestre: 2025/1

Dia e horário: quarta-feira, das 14h às 17h

Local: Sala 307 – Bloco O (Campus Gragoatá/UFF)

→ Programa em construção

Objetivos

Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir as principais teorias sobre desenvolvimento econômico, enfatizando a dimensão educacional. Serão exploradas diferentes abordagens teóricas e empíricas que relacionam a expansão dos sistemas educacionais ao crescimento econômico, à mobilidade social e à estruturação das desigualdades.

Critérios de Avaliação

A avaliação do desempenho discente será composta por:

  1. Participação e frequência (30%): Engajamento nas atividades propostas em cada aula, incluindo a leitura e discussão da bibliografia indicada e entrega de uma resenha crítica* a cada aula. Será considerada a contribuição individual do discente para os debates e a elaboração de resenhas críticas.
  2. Artigo final (70%): Produção de um artigo científico sobre um dos temas abordados ao longo da disciplina, demonstrando domínio teórico e capacidade de argumentação.

* Resenha crítica: Introdução (Apresentação do tema central e sua relevância para a disciplina; objetivo do texto: qual problema ou questão o autor busca responder? Breve contextualização teórica do debate ao qual o texto pertence); Desenvolvimento (principal contribuição do texto; limites e lacunas); Considerações finais (síntese da análise, questões a serem exploradas, sugestões para aprofundamento do tema)

Conteúdo Programático

  1. Introdução ao debate sobre desenvolvimento econômico: principais abordagens e justificativas – 3 aulas
  2. Teoria do capital humano e sua relação com o crescimento econômico – 2 aulas
  3. Neoinstitucionalismo e educação 
  4. Expansão dos sistemas educacionais em países de baixa renda: desafios e justificativas  
  5. Teorias da estratificação educacional: perspectivas funcionalista e do conflito 
  6. Educação e desenvolvimento econômico: impactos, valores e perspectivas críticas 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAKER, D. P. (2014). The schooled society: The educational transformation of global culture. Stanford University Press.

BHARTI, Nitin Kumar; YANG, Li. (2024). The making of China and India in the 21st century: long-run human capital accumulation from 1900 to 2020. Working Paper N°2024/24, World Inequality Lab.

BRESSER-PEREIRA, L. C. (2010). As três interpretações da dependência. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais (UNESP, Araraquara), v. 38, p. 17-48.

CHANG, Ha-Joon. (2004). Chutando a escada: a estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica (tradução Luiz Antônio Oliveira de Araújo). São Paulo: Editora UNESP.

FURTADO, Celso. (1975). O mito do desenvolvimento econômico. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Cap. 2.

LANGONI, Carlos Geraldo. (1972). O papel do investimento em educação e tecnologia no processo de desenvolvimento econômico. Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.

MEYER, J. W. (1977). The effects of education as an institution. The American Journal of Sociology, 83(1), 55-77. https://doi.org/10.1086/226379

MEYER, J. W., RAMIREZ, F. O., FRANK, D. J., & SCHOFER, E. (2005). Higher education as an institution (CDDRL Working Paper No. 57). Center on Democracy, Development, and the Rule of Law, Freeman Spogli Institute for International Studies.

MENEZES-FILHO, Naercio; FERNANDES, Reynaldo; PICCHETTI, Paulo. (2006). Rising human capital, but constant inequality: the education composition effect in Brazil. Revista Brasileira de Economia, v. 60, p. 200-250.

RIBEIRO, M. G. (2024). Estrutura sócio-ocupacional das metrópoles brasileiras: mudanças e permanências em 40 anos. Cadernos Metrópole, v. 26, p. 19-42.

RIBEIRO, Marcelo Gomes; ZUCCARELLI, Carolina. Educação e destino social nas principais metrópoles brasileiras: um estudo comparativo entre 1982 e 2022. Texto para discussão.

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