Elaboração de projetos de pesquisa em sociologia

Nome da disciplina: Elaboração de projetos de pesquisa em sociologia

Professor: Marcos Otavio Bezerra

Linha de Pesquisa: Todas

Código da Disciplina: EGH10504

Ano/Semestre: 2024/2

Dia e horário: sexta-feira, das 9h às 12h

Local: Sala 307 – Bloco O (Campus Gragoatá)

O objetivo deste curso é estimular a assimilação de princípios de produção de conhecimento sociológico por meio da explicitação e reflexão sobre operações intelectuais mobilizadas na elaboração de projetos de pesquisa. A construção do objeto de pesquisa, o diálogo com a literatura, a ruptura com as pré-noções, o uso de métodos qualitativos e quantitativos, o estudo de caso, a generalização e a escrita são alguns dos temas abordados. Para tanto, serão conjugadas leituras que sistematizam discussões sobre estes temas e leituras nas quais eles podem ser observados em ação. A bibliografia indicada abaixo consiste no ponto de partida comum das reflexões que estruturam as sessões e será complementada com outros textos e material audiovisual indicados ao longo do curso. A avaliação final da disciplina levará em conta a leitura da bibliografia e a apropriação das discussões realizadas em aula nos dois trabalhos que serão elaborados, considerando que o trabalho final deverá atender às exigências formais de um projeto de pesquisa.

Apresentação (1° sessão)

1- Especificidades históricas, culturais e conhecimento (2º sessão)

Thiong’o, Ngugi wa. Sonhos em tempo de guerra. 2° edição. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2021, p. 112-116.

Tsing, Anna L. “Ciência como tradução”. O cogumelo no fim do mundo. Sobre a possibilidade de vida nas ruínas do capitalismo. São Paulo: n-1 edições, 2022.

  • – Evidências e argumentos (3° sessão)

Becker, Howard S. “Um problema de pesquisa” e “Ideias, opiniões e evidências”. Evidências: sobre o bom uso de dados em ciências sociais. Rio de janeiro: Zahar, 2022.

  • – O desenho da pesquisa (4° e 5° sessões) (Com a colaboração da Dra. Sabrina de Oliveira Moura Dias – UFF)

Deslauriers, Jean-Pierre e Kérisit, Michèle. “O delineamento de pesquisa qualitativa”. In: Poupart, J. et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. 4° edição. Petrópolis, Ed. Vozes, 2014.

Lewin, Cathy. “Compreensão e descrição de dados quantitativos”. In: Somekh, Bridget e Lewin, Cathy (orgs.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

  • – O projeto de pesquisa (6º sessão)

Eco, Humberto. “A escolha do tema”. Como se faz uma tese. 2° edição. SP: Editora Perspectiva, 1985.

Palmeira, M. et al. “Emprego e mudança sócio-econômica no Nordeste”. Anuário Antropológico/76, 1977.

  • – Reunião e usos da bibliografia (7° sessão)

Becker, Howard S. “Apavorado com a bibliografia”. Truques da escrita. Para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2015.

Beaud, Stéphane e Weber, Florence. “Preparar a pesquisa”. Guia para a pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos. 2° edição. Petrópolis, Editora Vozes.

Diniz, Debora. “O encontro com a leitura”. Carta de uma orientadora. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2024.

  • – A construção dos problemas de investigação (8°, 9°e 10° sessões)

Weber, Max. “Introdução” e “Filiação religiosa e estratificação social”. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 5° edição. São Paulo: Livraria pioneira Editora, 1987.

Thompson, E. P. “A Economia Moral da Multidão Inglesa no Século XVIII”. Costumes em Comum. Estudos Sobre a Cultura Popular Tradicional. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.

Mauss, Marcel e Hubert, Henri. “Definição de magia” e “Conclusão”. Esboço de uma teoria geral da magia. Lisboa: Edições 70, 2000.

Elias, Norbert e Scotson, John L. “Prefácio” [1964] e “Considerações sobre o método”. Os Estabelecidos e os Outsiders. Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

Bourdieu, Pierre. “Celibato e condição camponesa” [Introdução] e “Contradição interna e anomia”. O Baile dos Celibatários. Crise da Sociedade Camponesa em Béarn. São Paulo: Editora da Unifesp, 2021.

Weber, Florence. “A importância do trabalho paralelo”. Trabalho Fora do Trabalho. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

  • – Apresentação pelos estudantes de seus problemas de investigação e condução da pesquisa (11° sessão)
  • – Realidade pré-construída e abordagem sociológica (12° e 13° sessões)

Lenoir, Remi. “Objeto sociológico e problema social”. In: Champagne, Patrick et al. Iniciação à prática sociológica. Petrópolis: Editora vozes, 1998.

Champagne, Patrick. “A ruptura com as pré-construções espontâneas ou eruditas”. In: Champagne, Patrick et al. Iniciação à prática sociológica. Petrópolis: Editora vozes, 1998.

  • – Estudos de caso, generalização e teoria (14° sessão)

Chadderton, Charlotte e Torrance, Harry. “Estudos de caso”. In: Somekh, Bridget e Lewin, Cathy (orgs.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

Becker, Howard S. “Conceitos”. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

  1. – Escrita (15° sessão)

Eco, Humberto. “A redação”. Como se faz uma tese. 2° edição. SP: Editora Perspectiva, 1985

Becker, Howard S. “Introdução à redação para estudantes de pós-graduação”. Truques da Escrita. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

Diniz, Debora. “O encontro com a escrita”. Carta de uma orientadora. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2024.

Translate »
Skip to content