Métodos e Técnicas de Pesquisa

Nome da Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa

Professor: André Vieira

Linha de Pesquisa: 1, 2,e 3

Código da Disciplina: EGH10492

Ano/Semestre: 2024/2

Dia e horário: Quinta-feira, 14h-18h.

Local: Sala 307, Bloco O, Campus do Gragoatá

Contato: andrevieira@id.uff.br (Consultas a combinar com o professor)

Ementa: O curso objetiva apresentar aos estudantes os modelos de organização da pesquisa e escrita acadêmica. O curso é organizado em duas partes. A primeira trata dos diversos tópicos da construção de um projeto de pesquisa, com destaque para a definição do problema, da hipótese, do levantamento bibliográfico e das técnicas de escrita acadêmica. A segunda parte se dedica a apresentar algumas das principais técnicas qualitativas e quantitativas utilizadas nas pesquisas sociológicas, como construção de surveys, realização de entrevistas, análise documental, trabalho com dados estruturados etc.

Formas de Avaliação:

A avaliação será dividida em duas partes. A nota final corresponderá à nota média na avaliação de dois trabalhos, a serem entregues no decorrer do curso conforme o esquema a seguir:

1ª avaliação: Primeira versão do projeto de pesquisa. Deve conter os seguintes itens: i. resumo; ii. tema e problema de pesquisa; iii. justificativa; iv. cronograma e esboço dos capítulos; v. bibliografia. Deve ter até 5 páginas, em formato word, com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5. Data limite da entrega: 07/11.

2ª avaliação: Versão final do projeto de pesquisa. Deve conter o: i. resumo; ii. problema de pesquisa; iii. justificativa; iv. revisão da literatura; v. método e fontes da pesquisa; vi. cronograma e esboço dos capítulos; vii. produtos esperados; viii. bibliografia. Deve ter entre 10 e 15 páginas, em formato word, com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5. Data limite da entrega: 20/12.

Planejamento das aulas:

Aula 1 – Apresentação do curso, do professor e dos discentes

Unidade 1 – Planejamento da pesquisa

Aula 2 – Como definir um problema de pesquisa?

ECO, Umberto. Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Lisboa: Editora Presença, 1997[1977]. (Capítulo 2).

WRIGHT-MILLS, Charles. “Do Artesanato Intelectual”, In: A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982[1959].

Mahoney, J. and Goertz, G. (2006). A Tale of Two Cultures: Contrasting Quantitative and Qualitative Research. Political Analysis, 14(3):227–249. Publisher: Cambridge University Press

ABBOTT, Andrew. (2004), Methods of Discovery: Heuristics for the Social Sciences. Nova Iorque e Londres: W. W. Norton & Company. Páginas ix-79.

Aula 3 – Revisão bibliográfica, referencial teórico e hipótese

BECKER, Howard. Truques de escrita. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2015. (Capítulos 8).

FIGUEIREDO, Dalson et. alli. “O que é, para que serve e como se faz uma metaanálise?” Teoria E Pesquisa, 23(2), 205–228. http://doi.org/10.4322/tp.2014.018

CARVALHO, Lucas; BRASIL JR.. Antonio. Mapeando a área de pensamento social no Brasil: uma análise preliminar de sua produção em artigos. RECIIS: Revista Eletrônica de Comunicação, & Inovação em Saúde, jul.-set.;14(3):597-618, 2020.

Aula 4 – Comunicação e escrita acadêmica

NICOLAU, Jairo. Breve roteiro para redação de projetos de pesquisa. Revista Estudos Políticos, n.6, 2013.

BECKER, Howard. Truques de escrita. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2015. (Capítulos 1 e 3)

CONNELL, Raewyn. Writing for Research: advice on principles and practice. Creative Commons, obtido em www.raewynconnell.net (Capítulo 2 e 3).

Weingast, B. R. (2010). Caltech rules for writing papers: how to structure your paper and write an introduction

Unidade 2 – A cozinha da pesquisa

Aula 5 – Seleção de casos

Fonseca, C. (1999). Quando cada caso não é um caso. Revista Brasileira de educação, 10(1):58–78

Seawright, J. and Gerring, J. (2008). Case selection techniques in case study research: A menu of qualitative and quantitative options. Political research quarterly, 61(2):294–308.

Geddes, B. (1990). How the cases you choose affect the answers you get: Selection bias in comparative politics. Political analysis, 2:131–150.

LAHIRE, Bernard. Patrimônios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 49, 2005, pp. 11-42.

Aula 6 – Construção de survey e entrevistas

SIMÕES, Solange. PEREIRA, Maria Aparecida M. A arte e a ciência de fazer perguntas. Aspectos cognitivos da metodologia de survey e a construção do questionário. In: AGUIAR, Nelma. Desigualdades sociais, redes de sociabilidade e participação política. Belo Horizonte, Ed: UFMG, 2009.

LIMA, Raquel Guilherme de. “Para além do ‘Trânsfuga de classe’. A socialização plural em narrativas da primeira geração de formados no ensino superior”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 35, n.134, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/3510414/2020

MONTEIRO, C. F.; VIANA, R. . Formas de inserção dos trabalhadores da indústria automobilística uma economia de mercado hierárquica: aproximações a partir do caso do cluster automotivo do Sul Fluminense. LATITUDE, v. 11, p. 690-721, 2017.

Paranhos, R., Figueiredo Filho, D. B., da Rocha, E. C., and da Silva Junior, J. A. (2013b). Corra que o survey vem aí. noções básicas para cientistas sociais. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social, (6):7–24

Aula 7 – Trabalho de campo

DA CUNHA, Christina Vital. Traficantes evangélicos: novas formas de experimentação do sagrado em favelas cariocas. Plural, Revista do Programa de Pós ‑Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.15, 2008.

Menezes, P. V. et al. (2015). Entre o fogo cruzado e o campo minado: Uma etnografia do processo de pacificação de favelas cariocas.

Fontainha, F. d. C. (2015). Interação estratégica e concursos públicos: uma etnografia do concurso da magistratura francesa. Dados, 58:1057–1098

Aula 8 – Dados secundários

COLLARES, A. C. M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias. Campinas, Edição Especial, nova série, 2013.

DAFLON, Verônica Toste; CARVALHAES, Flávio e FERES JUNIOR, João. Sentindo na Pele: Percepções de Discriminação Cotidiana de Pretos e Pardos no Brasil. Dados, Revista de Ciências Sociais, vol. 60, n. 2, 2017.

VIEIRA, André; BARBOSA, Rogério; CARVALHAES, Flavio; RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Heterogeneous returns to college degrees in Brazil. Studies in Higher Education, forthcoming.

Aula 9 – Análise de textos e documentos

FERES JÚNIOR, João. A História do Conceito de Latin America nos Estados Unidos. São Paulo: Edusc-ANPOCS, 2004. (Prefácio, Introdução e Capítulo 1).

CAMPOS, Luiz Augusto. Enquadrando a Esfera Pública: a controvérsia das cotas na imprensa. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013. (Introdução, Capítulos 2, 3 e 7).

Sampaio, R. C. and Lycarião, D. (2021). Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação.

Aula 10 – Triangulação de métodos

Small, M. L. (2011). How to conduct a mixed methods study: Recent trends in a rapidly growing literature. Annual review of sociology, 37:57–86

Paranhos, R., Figueiredo Filho, D. B., Rocha, E. C. d., Silva Júnior, J. A. d., and Freitas, D. (2016). Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, 18:384–411

Batista, M. and Domingos, A. (2017). Mais que boas intenções: técnicas quantitativas e qualitativas na avaliação de impacto de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 32:e329414

Aula 11 – Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa

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