Professora: Carolina Zuccarelli
Linha de Pesquisa: Todas
Código da Disciplina: EGH10492
Ano/Semestre: 2021/1
Dia e horário: Quarta-feira, das 10h às 13h
Local: Via Google Meet
Ementa:
O objetivo da disciplina é apresentar aos estudantes ingressantes do mestrado em sociologia os modelos de organização da pesquisa e escrita acadêmica. A primeira parte do curso trata dos diversos componentes do projeto de pesquisa, com destaque para a definição do problema de pesquisa, da hipótese, do levantamento bibliográfico e técnicas de escrita acadêmica. A segunda parte explora as principais técnicas utilizadas nas pesquisas sociológicas, partindo da discussão teórica sobre os fundamentos metodológicos quantitativos e qualitativos para, em seguida, apresentar o uso de diferentes técnicas a partir de estudos realizados por professores do PPGS/UFF.
Formas de Avaliação:
A avaliação será composta por duas atividades avaliativas parciais:
1º avaliação (3 pontos): Primeira versão do projeto de pesquisa. Deve conter os seguintes itens: i. resumo; ii. tema e problema de pesquisa; iii. justificativa; iv. cronograma e esboço dos capítulos; v. bibliografia. Deve ter até 5 páginas, em formato word, com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5. Data limite da entrega: 04/08.
2º avaliação (7 pontos): Versão final do projeto de pesquisa. Deve conter o: i. resumo; ii. problema de pesquisa; iii. justificativa; iv. revisão da literatura; v. método e fontes da pesquisa; vi. cronograma e esboço dos capítulos; vii. produtos esperados; viii. bibliografia. Deve ter entre 10 e 15 páginas, em formato word, com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5. Data limite da entrega: 10/10.
Planejamento das aulas:
Unidade I
Aula 1 (23.06) – Apresentação do curso
WEBER, M. A Objetividade do Conhecimento nas Ciências Sociais. Tradução de Gabriel Cohn. São Paulo: Ática, 2006, p. 7 a 30.
Aula 2 (30.06) – Construção do problema de pesquisa
BIANCHI, A. Temas e projetos nos projetos de pesquisa. Estudos de Sociologia, Araraquara, 13/14: 75-91, 2003.
WRIGHT-MILLS, C. Do artesanato intelectual. Em: A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969, p. 211-245.
Aula 3 (07/07) – Hipótese, você precisa dela?
BARROS, J. D. A elaboração textual de hipóteses – uma contribuição ao seu esclarecimento no ensino de metodologia. Revista Educação em Questão, Natal, v. 33, n. 19, p. 305-328, set./dez. 2008.
KERLINGER, Fred. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo, EPU, 1979, p. 33 a 50 (Problemas, hipóteses e pesquisa).
Aula 4 (14/07) – Escrita acadêmica
NICOLAU, Jairo. Breve roteiro para redação de projetos de pesquisa. Revista Estudos Políticos, n.6, 2013.
BECKER, Howard. Truques de escrita. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2015. (Capítulos 1 e 3)
Pânico da página em branco? “Um parágrafo merda por dia” e outras dicas para desbloquear sua tese, por Gabriel Peters.
Aula 5 (21/07) – Referencial teórico
BECKER, Howard. Truques de escrita. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2015. (Capítulo 8)
FIGUEIREDO FILHO, Dalson et. alli. O que é, para que serve e como se faz uma meta-análise? Teoria e Pesquisa, 23(2), 2014.
Unidade II
Aula 6 (28/07) – Método quantitativo de pesquisa
BACHINI, N.; CHICARINO, T.A. Os métodos quantitativos, por cientistas sociais brasileiros: entrevistas com Nelson do Valle Silva e Jerônimo Muniz. Revista Sociedade e Estado – Volume 33, Número 1, Janeiro/Abril 2018
COLLARES, A. C. M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias. Campinas, Edição Especial, nova série, 2013.
RAMOS, M. P. Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade do uso da quantificação nas explicações dos fenômenos sociais. Mediações, Londrina, V. 18 N. 1, P. 55-65, JAN./JUN. 2013
Aula 7 (04/08) – Método qualitativo de pesquisa
ALONSO, A. Métodos qualitativos de pesquisa: uma introdução. Em: Cebrap, Métodos de pesquisa em ciências sociais: bloco qualitativo. Sesc São Paulo: São Paulo, 2016.
MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.
Aula 8 (11.08) – Técnicas de pesquisa
Revisão Bibliográfica: BARRETO, P. C. S.; RIOS, Flavia M.; NEVES, P. S. C.; SANTOS, D. B. R. . A produção das ciências sociais sobre as relações raciais no Brasil entre 2012 e 2019. Revista brasileira de informação bibliográfica em ciências sociais – BIB, v. 94, p. 1-35, 2020.
Trabalho de campo: DA CUNHA, Christina Vital. Traficantes evangélicos: novas formas de experimentação do sagrado em favelas cariocas. Plural, Revista do Programa de Pós ‑Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.15, 2008.
Análise de texto: MAGALHAES FILHO, J. C. ; HIRATA, D. Governar pela Critica: o reformismo carcerário em Vigiar e Punir. Dilemas: revista de estudos de conflito e controle social, v. 02, p. 67-83, 2017.
Aula 9 (18.08) – Técnicas de pesquisa
Dados secundários: ZUCCARELLI, Carolina; HONORATO, G. ; VIEIRA, A. . Expansão, diversificação e composição social da área de Educação no ensino superior brasileiro (1995-2015). Em: Rosana Heringer. (Org.). Educação superior no Brasil contemporâneo: estudos sobre acesso, democratização e desigualdades. 1ed.Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2018.
Entrevistas: MONTEIRO, C. F.; VIANA, R. . Formas de inserção dos trabalhadores da indústria automobilística uma economia de mercado hierárquica: aproximações a partir do caso do cluster automotivo do Sul Fluminense. LATITUDE, v. 11, p. 690-721, 2017.
Pesquisa documental: BEZERRA, Marcos Otavio. Corrupção e produção do Estado. Repocs, v.14, n.27, jan/jun. 2017
Aula 10 (25.08) – Encerramento do curso: balanço e exposição dos desenhos de pesquisa
CANO, I. Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, no 31, set./dez. 2012, p. 94-119.
* Todos os textos disponíveis no link
https://www.dropbox.com/sh/rswg787spocf3at/AAAz_5uY8fKxipytmzGTJDm9a?dl=0