Professores: Jorge de La Barre e Luis Carlos Fridman
Linha de Pesquisa: Linha 1 – Artes, culturas e rituais contemporâneos
Código da Disciplina: EGH10498
Ano/Semestre: 2021/1
Dia e horário: Quarta-feira, das 15h às 18h
Local: Via Google Meet
Ementa:
Os anos 60 e as mudanças políticas e culturais do período. a contracultura e a variedade de manifestações estéticas que expressaram novas linguagens. A música popular, em especial o cenário musical do rock, como campo destacado de análise, incluindo as obras e trajetos de artistas que marcaram decisivamente a década. A discussão sobre a sociologia da cultura e as vias de interpretação da relação entre a música e a política.
Formas de Avaliação:
Atividades síncronas:
-Participação em aula virtual
-Apresentação em seminário
Atividades assíncronas:
-Resenhas
-Trabalho final
Planejamento das aulas:
Sessão 1
23/6 – Apresentação geral do curso
Sessão 2
30/6 – O contexto político e social dos anos 60
Sessão 3
7/7 – A contracultura
Sessão 4
14/7 – O verão do amor: entre o sonho e o pesadelo
Sessão 5
21/7 – Trajetos no mundo do rock – amor pelas canções e disposição para as revoltas
Sessão 6
28/7 – Afinidades eletivas entre o rock e a movimentação política e cultural da juventude
Sessão 7
4/8 – A radicalização política de John Lennon
Sessão 8
11/8 – O tropicalismo no Brasil
Sessão 9
18/8 – Entre lembrar ou deixar para trás
Sessão 10
25/8 – Elaborações finais e sugestões para os trabalhos de conclusão do curso
Bibliografia
– em português:
ADORNO, Theodor W.
1980 – “O fetichismo na música e a regressão da audição”, in Benjamin/ Adorno/ Horkheimer/ Habermas, Coleção Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural.
1986 – “Sobre música popular” in Adorno, Coleção Grandes Cientistas Sociais (org. Gabriel Cohn), São Paulo, Editora Ática.
ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max
1985 – “A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, in Dialética do esclarecimento, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.
COHN-BENDIT, Daniel
1987 – Nós que amávamos tanto a revolução, São Paulo, Editora Brasiliense.
COTT, Jonathan
2013 — John Lennon, Yoko Ono e eu, Rio de Janeiro, Zahar.
EHRENREICH, Barbara
2010 — Dançando nas ruas – uma história do êxtase coletivo, Rio de Janeiro, Record.
EPSTEIN, Daniel Mark
2012 — A balada de Bob Dylan – Um retrato musical, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.
FAVARETTO, Celso
2000 – Tropicália: alegoria, alegria. Cotia: Ateliê Editorial (1979, 1996).
2017 – “A contracultura, entre a curtição e o experimental”. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, vol. 1, no. 3, p. 181-203.
FRIDMAN, Luis Carlos
2014 – “Rock and roll, John Lennon e a esfera pública”, in Sociologia & Antropologia, v.4, n.2, p.519-541, Rio de Janeiro, PPGSA.
2021 – “Rock e insurgências nos anos 1960”, in Antropolítica, n. 51, p. 315-334, Niterói.
2021 – “Ainda uma vez, Bob Dylan”, mimeo.
2021 – “A música que merece ser ouvida”, in Insight Inteligência (Rio de Janeiro), n.91, p.100-110.
GIDDENS, Anthony
1990 — As consequências da modernidade, São Paulo, Editora Unesp.
GILMORE, Mikal
2010 – Ponto final – crônicas sobre os anos 1960 e suas desilusões, São Paulo, Companhia das Letras.
GOULD, Jonathan
2009 – Can’t buy me love – Os Beatles, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, capítulos 43 e 46, São Paulo, Editora Larousse do Brasil.
HOBSBAWM, Eric J.
2002 — “Os anos 60”, in Tempos interessantes – Uma vida no século XX, São Paulo, Companhia das Letras.
JAMESON, Fredric
1994 — “Reificação e utopia na cultura de massa”, in Crítica Marxista, v.1, p.1-25, n.1, São Paulo, Editora Brasiliense.
KAMINSKI, Leon
2019 – Contracultura no Brasil, anos 70: circulação, espaços e sociabilidades. Curitiba: Editora CRV.
LÖWY, Michael
2014 — “O conceito de afinidade eletiva” in A jaula de aço – Max Weber e o marxismo weberiano, São Paulo, Boitempo.
MEHREB, Rodrigo
2012 — O som da revolução – Uma história cultural do rock 1965-1969, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.
“Música na ditadura”
s.d. – disponível em: https://www.scribd.com/doc/31756416/Pop-3-A-musica-na-ditadura-militar-brasileira
NORMAN, Philip
2009 – John Lennon: a vida, São Paulo, Companhia das Letras.
SHEFF, David
2012 — A última entrevista do casal John Lennon e Yoko Ono, Rio de Janeiro, Nova Fronteira.
NOVAES, Adauto (org.)
2005 – Anos 70: Ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Senac Rio.
SCHWARZ, Roberto
2012 – “Verdade Tropical. Um Percurso de Nosso Tempo”. Martinha versus Lucrécia. São Paulo: Companhia das Letras, p. 52-110.
2014 – “Cultura e política, 1964-1969. Alguns esquemas”, As ideias fora do lugar, São Paulo: Penguin & Companhia das Letras, p. 7-46.
SOVIK, Liv
2002 – “O Haiti é aqui / O Haiti não é aqui: Música Popular, Dependência Cultural e Identidade Brasileira na Polêmica Schwarz-Silviano Santiago”, CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.
2012 – “Cultura e política, 1967-2012: a durabilidade interpretativa da Tropicália”, Cadernos de Estudos Culturais (UFMS), vol. 4, no. 8, 2012: Eixos Periféricos.
VELOSO, Caetano
1997 – Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras.
VENTURA, Zuenir
1988 – 1968: O Ano Que Não Terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
ZAPPA, Regina & SOTO, Ernesto
2012 – 1968: Eles só queriam mudar o mundo. Rio de Janeiro: Zahar.
– em inglês:
BARTKOWIAK, Mathew J.
2009 – The MC5 and social change: a study in rock and revolution. Jefferson & London: McFarland & Co.
BRAUNSTEIN, Peter & DOYLE, Michael William (eds.)
2002 – Imagine Nation. The American Counterculture of the 1960’s and 70’s. New York & London: Routledge.
BROWN, Timothy Scott & LISON, Andrew (eds.)
2014 – The Global Sixties in Sound and Vision. Media, Counterculture, Revolt. New York: Palgrave Macmillan US.
BROWNELL, Richard
2011 – Counterculture of the 1960s (World History). Farmington Hills: Lucent Books.
CHAPLIN, Tamara & MOONEY, Jadwiga E. Pieper
2018 – The Global 1960s. Convention, Contest and Counterculture. London & New York: Routledge.
DUNN, Christopher
2001 – Brutality Garden. Tropicália and the Emergence of a Brazilian Counterculture. Chapel Hill & London: University of North Carolina Press.
2016 – Contracultura. Alternative Arts and Social Transformation in Authoritarian Brazil. Chapel Hill & London: University of North Carolina Press.
FRANK, Thomas
1997 – The Conquest of Cool: Business Culture, Counterculture, and the Rise of Hip Consumerism. Chicago & London: The University of Chicago Press.
GREENE, Doyle
2016 – Rock, Counterculture and the Avant-Garde, 1966-1970. How the Beatles, Frank Zappa and the Velvet Underground Defined an Era. Jefferson & London: McFarland & Company, Inc., Publishers.
KATSIAFICAS, George; CLEAVER, Kathleen & MUÑOZ Carlos
2018 – The Global Imagination of 1968. Revolution and Counterrevolution. Oakland: PM Press.
MORGAN, Robin & LEVE, Ariel
2013 – 1963, The Year of the Revolution: How Youth Changed the World with Music, Art, and Fashion. London & New York: HarperCollins Publishers.
ROSZAK, Theodore
1969 – The Making of a Counter Culture. Reflections on the Technocratic Society and Its Youthful Opposition. New York: Anchor Books.