Nome da Disciplina: Teoria Sociológica II
Professores: Cristiano Monteiro e Raphael Lima
Linha de Pesquisa: Todas.
Código da Disciplina: EGH10491
Ano/Semestre: 2023/2
Dia e horário: 4a feira, 14-17h
Local: 307, Bloco O, ICHF
Ementa:
A disciplina tem como objetivo analisar e debater as teorias sociológicas entre os séculos XX e a contemporaneidade a partir da interface com diferentes autores representantes de diversas abordagens teórico-metodológicas e conceituais, buscando tratar dos eixos que conformam a disciplina, tais como estrutura e ação, poder e cultura, identidades coletivas, interesses e mudança social, entre outros.
Formas de Avaliação:
Participação nas aulas e um trabalho por escrito ao final da disciplina.
Planejamento das aulas:
Aula 1. Apresentação da disciplina.
Aulas 2 e 3. O estrutural-funcionalismo: Talcott Parsons.
Leitura obrigatória:
Parsons, T. Os sistemas das sociedades modernas. São Paulo: Pioneira, 1974.
Leitura Complementar:
Alexander, J. Parsons’ “structure” in American Sociology, Sociological Theory, v. 6, n. 1, 1988, p. 96-102.
Alexander, J. C. Twenty Lectures Sociological Theory Since World War II. New York: Columbia University Press, 1987. Lecture 2: Parsons’ First Synthesis, p. 22-35; Lecture 6: Parsons’ Later Theory, p. 89 – 110.
Collins, R. Quatro tradições sociológicas, Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. Cap. 3: A tradição durkheimiana.
Aulas 4 e 5. Sociologia Histórica
Leitura obrigatória:
Elias, N. O processo civilizador. Vol. 2: Formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
Leitura complementar:
Elias, N. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora, 1994.
Aulas 6, 7 e 8. Neo- ou pós-parsonianos?
Leituras obrigatórias:
Alexander, J. Cultural pragmatics: social performance between ritual and strategies. Sociological theory, v. 22, n. 4, 2004, p. 527-573.
Berger, P.; Luckmann, T.. A Construção Social da Realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, várias edições.
DiMaggio, P.; Powell, W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais, RAE, v. 45, n. 2, 2005, p. 74-89.
Goffman, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2002.
Swidler, A. Culture in action: symbols and strategies, American Sociological Review, v. 51, n. 2, 1986, p. 273-286.
Leituras complementares:
Alexander, J. O novo movimento teórico, Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 2, n. 4, 1987, p. 5-28.
Aulas 9, 10 e 11. Sociologia histórico-comparada
Leituras obrigatórias:
Barrington-Moore Jr. As origens sociais da ditadura e da democracia: senhores e camponeses na construção do mundo moderno. São Paulo, Martins Fontes, 1983.
Skocpol, T. Estados e revoluções sociais: análise comparativa da França, Rússia e China. Lisboa: Presença, 1985.
Tilly, C. Coerção, capital e estados europeus. São Paulo: Edusp, 1996.
Leituras complementares:
Skocpol, T. A imaginação histórica de Sociologia, Estudos de Sociologia, n. 16, 2004, p. 7-29.
Reis, E. Sociologia política e processos macro-históricos. Sociologias (UFRGS. Impresso), v. 17, p. 18-43, 2015.
Aulas 12 e 13. Síntese ou o que? Revisitando ação e estrutura.
Giddens, A. A Constituição da Sociedade. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
Fligstein, N. e McAdam, D. A Theory of Fields. Oxford: Oxford University Press, 2012.
Aulas 14 e 15: PROPOSTAS DE TRABALHOS.