Professor: Cristiano Fonseca Monteiro
Linha de Pesquisa: Todas
Código da Disciplina: EGH10516
Ano/Semestre: 2022/1
Dia e horário: 3as feiras, 14-17h
Local: Sala 307, Bloco O, Campus do Gragoatá
Ementa: O curso está dividido em duas partes principais: uma primeira parte dedicada ao debate entre/sobre abordagens que se colocam, a princípio, em posições antagônicas no espectro da Sociologia contemporânea, quais sejam, a abordagem histórico-comparativa e a teoria das escolhas racionais; e uma segunda parte dedicada a autores e temas que podem ser considerados na fronteira do desenvolvimento da teoria sociológica nos anos mais recentes. Tendo como ponto de partida dois diagnósticos do estado da disciplina na segunda metade do século XX (Alexander, 1987; Wacquant, Calhoun, 1991), o curso prossegue na revisão de trabalhos de referência de ambas as abordagens. Na sequência, o curso conta com a participação de sociólogos/a convidados/as que apresentarão autores e temas selecionados, por meio dos quais se espera discutir os principais desafios colocados para a pesquisa sociológica no presente. Voltando ao diagnóstico inicial de Alexander e Wacquant e Calhoun, espera-se neste curso produzir uma reflexão sobre as continuidades e mudanças na teoria sociológica contemporânea entre o final do século XX e o início do século XXI. A limitação das amostras – na primeira parte, centrada no debate predominantemente anglofônico; e na segunda parte, centrada em temas escolhidos por um pequeno grupo de sociólogos/as selecionados/as – não deve inibir a potencialidade da reflexão crítica sobre a relação entre teoria(s) e pesquisa empírica, que é o objetivo principal da disciplina e deve servir como exercício que pode ser aplicado para agendas de pesquisa inspiradas em outras abordagens e questões constituídas a partir dos grupos de pesquisa aos quais pertencem os/as alunos/as.
Formas de Avaliação:
Participação nas aulas e um trabalho ao final da disciplina.
Planejamento das aulas:
Parte I. Contextualização
Aula 1. Apresentação do curso.
Aula 2. O debate em direção ao final do século XX
ALEXANDER, J. O novo movimento teórico, Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 2, n. 4, 1987, p. 5-28.
WACQUANT, L.; CALHOUN, C. Interesses, racionalidade e cultura, Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 6, n. 15, 1991, p. 76-100.
Parte II. Sociologia histórico-comparativa x teoria da escolha racional
Aulas 3, 4, 5 e 6. Sociologia histórico-comparativa
BARRINGTON-MOORE JR. As origens sociais da ditadura e da democracia: senhores e camponeses na construção do mundo moderno. São Paulo, Martins Fontes, 1983.
EVANS, P. Autonomia e parceria: Estados e transformação industrial. Rio de Janeiro: Edufrj, 2004.
SKOCPOL, T. Estados e revoluções sociais: análise comparativa da França, Rússia e China. Lisboa: Presença, 1985.
TILLY, C. Coerção, capital e Estados europeus: 990-1992. São Paulo, Edusp, 1996.
Aulas 7, 8, 9 e 10. Teoria da escolha racional
BOUDON, R. “Ação” in ______ (org.). Tratado de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
COLEMAN, J. Foundations of social theory. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1990.
ELSTER, J. Marxismo, funcionalismo e a teoria dos jogos, Lua Nova, n. 17, 1989, p. 163-204.
OLSON, M. A lógica da ação coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. São Paulo, Edusp, 1999.
Parte III. Temas selecionados de teoria sociológica no presente.
Aula 11, 12, 13 e 14. Sociólogos/as convidados/as – nomes, temas e datas em elaboração.
Parte IV. Finalização
Aula 15. Discussão das propostas de trabalho final e avaliação da disciplina.